Saúde monitora casos de gripe em Arapiraca
Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Arapiraca está monitorando unidades de saúde e hospitais da cidade, a fim de orientar os moradores acerca da gripe Influenza A, mais conhecida como gripe suína. Por conta disso,só devem ser encaminhados para internamento os casos considerados graves e para coleta de material para exames o período de coleta deve estar entre o terceiro e o sétimo dia do início dos sintomas.
Em relação ao menor de dois anos, oriundo da Argentina no último dia 2 de julho e que chegou em Arapiraca no dia 6 deste mês e começou apresentar quadro de febre, diarréia, vômitos, gripe e tosse no dia 9 deste mês, a Secretaria de Saúde informa que no dia 17 foram adotados todos os procedimentos adequados para o caso.
O menor encontra-se em estado estável, sem indicação de internamento após o período indicado para coleta do material.
Como o período de incubação da doença varia entre 4 e 7 dias, e a transmissibilidade em crianças é de um dia antes até 14 dias depois do início dos sintomas, a Secretaria de Saúde vai continuar monitorando o caso até o dia 28 deste mês.