Município elabora projetos de acessibilidade em prédios públicos
Um grupo formado por técnicos das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Obras e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea/AL) vem realizando reuniões e visitas em espaços públicos de Arapiraca, com a finalidade de elaborar um plano para garantir a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência física nas vias públicas da cidade.
A iniciativa foi idealizada pelo líder do governo na Câmara de Vereadores de Arapiraca, Daniel Rocha, e conta com o apoio da Associação dos Portadores de Deficiência Física e Mental (Adefima) e Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra).
Os integrantes do grupo, incluindo portadores de deficiência, visitam espaços públicos para verificar as condições de acessibilidade nas praças, prédios e logradouros.
A secretária de Desenvolvimento Urbano, Caroline Albuquerque, elogiou a iniciativa do vereador Daniel Rocha, afirmando que o município está elaborando proposta para ajustar os projetos urbanísticos, a fim de assegurar o acesso dos portadores de deficiência aos espaços públicos.
A secretária adiantou que os técnicos da prefeitura estão definindo um plano de trabalho conjunto, tendo como base os critérios definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para que os próximos projetos sejam executados para facilitar a circulação e o acesso de pessoas portadores de algum tipo de deficiência.
Caroline Albuquerque revelou, ainda, que a próxima reunião do grupo está prevista para ocorrer na quarta-feira (15).