19 de junho de 2009

Programa reduz em 48,63% consumo de energia em prédios públicos

A adoção do Programa de Eficiência Energética, por meio de parceria firmada entre a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Planejamento (Seplan) e a Companhia Energética de Alagoas (Ceal), está resultando na redução de 48,63% no consumo de energia em prédios mantidos pela administração municipal.

Segundo a subsecretária de Planejamento, Lúcia de Fátima Cavalcante, o programa de Eficiência Energética foi implantado no ano de 2006, com o apoio da Secretaria de Limpeza e Iluminação Pública (Selip).

Como parte das ações, a Sepĺan iniciou a renegociação de contratos públicos, com o conseqüente enxugamento das contas de energia, que estão sendo pagas rigorosamente em dia e sem multas.

No início deste ano, o programa recebeu reforço com um treinamento para identificação e substituição de lâmpadas e aparelhos de ar-condicionado no Centro Administrativo e nas escolas e unidades de saúde, entre outros pŕedios públicos.

Lúcia de Fátima adiantou que foram substituídas lâmpadas de 40 e 20 watts, além das lâmpadas incandescentes que consumiam mais energia. Ela explicou que todo o processo ficou a cargo da Ceal, com acompanhado de técnicos da Seplan, Selip e da Ceal.

De acordo com levantamento realizado no início desta semana, por engenheiros e técnicos da Ceal, após a substituição de mais de dez mil lâmpadas de 40 watts, a medida resultou em redução de 48,63% no consumo de energia.

Com a substituição das lâmpadas de 20 watts, o programa já conseguiu reduzir em 41,13% o consumo de energia nos prédios públicos. Além disso, a retirada das lâmpadas incandescentes aponta para uma diminuição de 29,46% nas contas de energia.

A subsecretária disse que o resultado mostra o compromisso da administração do prefeito Luciano Barbosa com a correta aplicação dos recursos públicos.

"Essa economia significa um ganho para investimentos em mais obras e programas sociais mantidos pela prefeitura", completou Lúcia de Fátima, revelando que o próximo passo será dado com adoção de programas educativos para servidores e usuários dos serviços públicos em Arapiraca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *