10 de junho de 2009

Entidades se unem no combate ao trabalho infantil

 

Representantes do poder público municipal, Procuradoria Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Promotoria da Infância e da Juventude, Delegacia Regional do Trabalho e da sociedade civil organizada estão participando, desde a manhã desta quarta-feira (10), das atividades do 1º Seminário de Combate ao Trabalho Infantil.

A solenidade ocorreu no auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), localizada na Rua Pedro Nunes de Albuquerque, no bairro Capiatã.

O seminário é uma iniciativa da Secretaria de Saúde, por intermédio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), e conta com o apoio das Secretarias Assistência Social (Peti) e de Educação, juntamente com o Conselho Tutelar de Arapiraca.  

A abertura dos trabalhos contou com a presença da secretária de Saúde, Aurélia Fernandes; da coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Sandra Márcia Lima; procurador-chefe da PRT/AL, Rodrigo Rafael; representante do Ministério Público do Trabalho, Marcelo Crisanto Souto Maior; promotor da Infância e da Juventude de Arapiraca, Valter Omena Acioly, e do chefe da Delegacia Regional do Trabalho em Arapiraca, Luiz Ferreira.

Também estiveram presentes à solenidade, a representante do Condinfância da PRT/AL, Rosimeire Lopes; a representante da Secretaria de Assistência Social, Betty Jane Mendes; coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Maria José Gomes Carneiro; presidente da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar), José Pastora; delegada de Menores, Maria José Ferreira, e a presidente do Conselho Tutelar de Arapiraca, Conceição Canuto, entre outras autoridades que desenvolvem ações em defesa dos direitos de crianças e adolescentes no município e região.

 

Sensibilização

Após a formação da mesa de trabalhos, a banda de música do Peti de Arapiraca tocou o hino nacional para o público presente à solenidade.

Em seguida, a coordenadora do Cerest/Arapiraca, Sandra Márcia Lima, destacou a importância do seminário para sensibilização da sociedade no combate ao trabalho infantil no município. “É preciso a união de todos para identificação das áreas de risco, a fim de que possamos erradicar a exploração e a violência contra crianças e adolescentes”, salientou a coordenadora.

A secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, afirmou que o trabalho conjunto dos órgãos públicos, Poder Judiciário e sociedade civil organizada tem papel fundamental no fortalecimento das políticas públicas em defesa dos jovens.

Como parte da programação do seminário, o representante do Ministério Público do Trabalho, Marcelo Crisanto Souto Maior, proferiu palestra acerca do papel do órgão no combate ao trabalho infantil.

As atividades também incluíram palestras tendo como tema a situação atual do menor aprendiz no município de Arapiraca, e as ações da jornada escolar ampliada em Arapiraca, no combate ao trabalho infantil, bem como as ações do Conselho Tutelar, por conta da exploração da mão-de-obra infantil.

No encerramento do seminário, no período da tarde, haverá apresentação de peça teatral do grupo de Informação, Educação e Comunicação (IEC) da Secretaria Municipal de Saúde, e palestra com a presidente do Conselho Tutelar de Arapiraca, Conceição Canuto.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *