30 de abril de 2009

Nota técnica sobre a ocorrência de casos de gripe suína

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, através da Vigilância Epidemiológica, está encaminhando nota técnica para as unidades de saúde, com informações e recomendações frente ao alerta de emergência sobre a ocorrência de casos humanos de gripe suína.

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo virus tipo A, que após sofrer mutação genética, se transmite de pessoa a pessoa, por meio da tosse, espirro e secreções respiratórias de pessoas infectadas.

São considerados suspeitos os individuos que apresentarem febre alta de maneira repentina, superior a 38°C, acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, e ter como procedência os paises com casos confirmados ou suspeitos nos ultimos 10 dias.

Aos viajantes ou pessoas que tiveram contato com casos suspeitos e apresentarem sintomas compativeis, devem procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua residência, e informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.

Ações de vigilância epidemiológica devem ser intensificadas e mediante a ocorrência de casos suspeitos devem comunicar aos técnicos da SMS através dos telefones 3529-2851 e 9916-4630, falar com Ana Lúcia Alves.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *