12 de março de 2009

Índice de mortalidade é o mais baixo da história

Os programas de atenção básica e as ações de acompanhamento às gestantes estão conseguindo reduzir o índice de mortalidade infantil no município de Arapiraca.

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, o índice registrado em 2008 foi de 15,54/1000, o que representa o menor índice da história de Arapiraca.

A secretária de Saúde, Aurélia Fernandes, revelou que o cálculo foi realizado tendo como base o número de crianças nascidas vivas. No ano passado, nasceram 3.731 crianças e apenas 58 morreram antes de completar um ano de vida.

Aurélia Fernandes adiantou que, em 2007, o índice foi de 20,91, uma vez que haviam nascido 3.970 crianças e faleceram 83 recém-nascidos. "A redução na taxa de mortalidade é uma conquista do trabalho desenvolvido pelo profissionais de saúde, com o apoio de toda equipe do prefeito Luciano Barbosa", salientou a secretária.

Ela também destacou o apoio da UTI do Hospital Regional e do CI da Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, que implantou, no ano passado, um moderno e equipado centro de atenção à saúde das gestantes e recém-nascidos.

Seminário

Por conta disso, na manhã desta quinta-feira, a secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, juntamente com a subsecretária Cida Bento, participaram da abertura do seminário para discutir a saúde da mulher.

O evento foi realizado no Fórum Desembargador Orlando Manso e contou com a presença de médicos, enfermeiros, coordenadores e diretores de departamentos, técnicos, agentes de saúde, assistentes sociais e representantes da sociedade local.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *