4 de fevereiro de 2009

Luciano recebe visita de diretores da Vale Verde

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) esteve reunido, no início da tarde desta quarta-feira (4), em seu gabinete, com o diretor-presidente da Mineradora Vale Verde, Carlo Bertoni, e com o diretor da multinacional canadense Aura Minerals, Patrick Downey.

O encontro também contou com a presença da secretária de Planejamento, Rosa Maria Ângelo, e o engenheiro da Secretaria de Obras, Raimilson Nascimento.

Durante a reunião, o prefeito Luciano Barbosa reforçou a parceria da administração municipal com a mineradora, que desde o ano passado realiza trabalhos de pesquisa para exploração de cobre e ferro em Arapiraca e em outros 14 municípios do Agreste e Sertão.

A Mineradora Vale Verde juntamente com a multinacional canadense Aura Minerals vão investir recursos estimados em 350 milhões de dólares, no período de 15 anos. A empresa pretende construir uma adutora e, também, uma subestação de energia elétrica para viabilizar o projeto de extração de minérios.

Por conta disso, a empresa está formalizando uma Parceria Público Privada (PPP) para a execução das duas obras com o apoio do governo do Estado e Ministério de Minas e Energia.

Em relação ao projeto para construção da adutora, a idéia inicial é de que o sistema seja instalado no município de Traipu, o que reduziria em 20 quilômetros a extensão da rede de abastecimento até os limites de Arapiraca e Craíbas, onde a mineradora está operando atualmente.

No que se refere ao projeto da subestação, o prefeito Luciano Barbosa confirmou, para os próximos dias, um encontro dos diretores da mineradora com o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), senador Renan Calheiros (PMDB) e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para que seja apresentado o projeto de viabilidade técnica da obra.

De acordo com o projeto inicial, o governo federal seria responsável pela implantação de uma rede com 230 KV, saindo de Penedo até Arapiraca. "A rede atenderia toda a demanda da mineradora e garantiria o fornecimento de energia elétrica para o Agreste pelo período de 50 anos", afirmou Luciano.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *