9 de fevereiro de 2009

Cultura Popular de Arapiraca está de luto

Arapiraca perdeu, na última sexta-feira (6), o mestre do pífano que levou o nome da cidade e do Estado para as platéias de todo o Brasil e do Exterior.

João Bibi dos Santos, conhecido como João do Pife, morreu na Santa Casa, em Maceió, vítima de falência múltipla dos órgãos. No velório e no sepultamento, em Arapiraca, emoção e tristeza marcaram a despedida do artista popular.

Filho de agricultores, João do Pife aprendeu a tocar pífano ainda criança, quando ajudava os pais nas lavouras de fumo, em Arapiraca. Dono de uma musicalidade ímpar e autodidata, o menino logo começou a ganhar fama e a ser reconhecido pelo talento.

Do final da década de 1960 até o final da década 1980, João do Pife viveu a fase áurea de sua carreira, realizando shows por todo o Brasil, acompanhando o humorista Coronel Ludogero e tocando com artistas de renome como Luiz Gonzaga e Dominguinhos, João do Pife tornou-se um ícone da Cultura Popular.

João do Pife gravou inúmeros discos de vinil e foi considerado por Hermeto Pascoal um gênio da arte de tocar o pífano. No ano passado, aos 78 anos de idade, foi homenageado pela Prefeitura de Arapiraca, recebendo das mãos do prefeito Luciano Barbosa o troféu Arraiá da Integração, em reconhecimento à preservação da música de raiz e cultura popular.

No último adeus, no sábado, durante o sepultamento no Cemitério Pio XI, lágrimas de fãs, amigos, parentes e artistas populares. Para o secretário de Cultura de Arapiraca, Aermerson Barros, a musicalidade de João do Pife permanecerá viva na memória e na história de Arapiraca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *