Arapiraca no combate à hanseníase
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Saúde, está desenvolvendo uma série de atividades para orientar a população acerca da prevenção e o tratamento da hanseníase.
A doença é infecto-contagiosa que atinge a pele e os nervos, provocando manchas insensíveis,perda de força e dores nos nervos, ou ainda, incapacidades físicas, psíquicas e sociais, no caso de um diagnóstico e tratamento tardios.
O último domingo do mês de janeiro é considerado o Dia Mundial de Combate à Hanseníase. Desde o dia 25 estão sendo realizadas atividades voltadas para a conscientização da população para a problemática da hanseníase, mobilizando a sociedade para a prevenção e controle da doença.
Arapiraca é considerado um dos municípios prioritários para adoção de ações imediatas que possibilitem a eliminação da doença, uma vez que tem contribuído com os atuais dados epidemiológicos do Estado de Alagoas.
Em 2008 foram registrados 26 casos novos de pacientes em Arapiraca. Nos últimos anos, foram adotadas ações do Programa de Combate à Hanseníase, para garantir a melhoria da qualidade dos serviços destinados aos pacientes.
O município dispõe de uma rede organizada para atenção integral aos pacientes com hanseníase. Entre os serviços disponibilizados para o portador da doença estão incluídos o atendimentos básico em todas as unidades de saúde; atendimento clínico-especializado, com unidade de referência; ações para reabilitação física no Centro de Medicina Física e Reabilitação (Cemfra), bem como adoção de oficina de calçados e adaptações do paciente.
Durante a semana estão sendo realizadas atividades educativas, a partir da divulgação de sinais e sintomas da doença, e dos serviços disponibilizados através dos meios de comunicaçõa (rádio e TV), distribuição de panfletos e sala de espera.