28 de janeiro de 2009

Arapiraca apresenta projeto de Educação no Fórum Social Mundial

A professora Edinalva Pinheiro foi convidada para representar o município de Arapiraca durante a nona edição do Fórum Social Mundial (FSM), que está sendo realizado desde terça-feira (27), na cidade de Belém, no Estado do Pará.

Nesta quinta (29), está prevista a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva juntamente com 12 ministros de Estado, e dos presidentes Evo Morales (Bolívia), Hugo Chávez (Venezuela), Rafael Correa (Equador) e Fernando Lugo (Paraguai).

As autoridades participarão do painel "América Latina e o desafio da crise internacional".

Criado em 2001, o evento reúne chefes de Estado e representantes de movimentos sociais de todos os continentes, com o objetivo de discutir as questões sociais e traçar planos conjuntos para a resolução dos problemas enfrentados pela população mundial.

 

Saúde e aprendizado

Durante o Fórum Social Mundial, a professora Edinalva Pinheiro fará apresentação do projeto pedagógico, intitulado “Saúde, Que Vem da Terra”, que obteve o reconhecimento nacional e conquistou o prêmio Novas Tecnologias da Educação, promovido pela Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil.

O projeto está sendo adotado na Escola de Ensino Fundamental Benjamin Felisberto, localizada no Povoado Gruta d’Água, na zona rural de Arapiraca. Edinalva Pinheiro mobiliza professores, alunos e moradores da comunidades para resgatar a tradição popular, com a utilização de técnicas para o plantio de ervas medicinais e a fabricação de remédios caseiros.

A iniciativa está revolucionando o aprendizado de centenas de alunos, que também participaram da criação da primeira Farmácia Comunitária de Alagoas, em parceria com a Codevasf e Secretarias Municipal de Educação, Agricultura e Saúde.

O projeto contribui com o processo de alfabetização das crianças, que apreendem os conceitos de matemática ao medir o canteiro de ciências, com a explicação dos processos de desenvolvimento das plantas, de história resgatando a cultura milenar das plantas medicinais.

Além disso, a farmácia comunitária proporciona aos jovens a oportunidade de qualificação profissional. Edinalva Pinheiro afirma que o gerenciamento da farmácia e a manipulação dos medicamentos está sendo feita com a supervisão e apoio do sanitarista Saulo Sales.

O empreendimento conta com a produção de cerca de 20 remédios fitoterápicos, incluindo xaropes, pomadas, geléias, balas, tônicos, sabonetes, tinturas produzidos com a manipulação das ervas medicinais.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *