21 de novembro de 2008

Mais de 95% dos arapiraquenses estão otimistas com economia

Ao contrário do difícil momento por que passa a economia mundial, o consumidor arapiraquense está otimista com a situação financeira futura da família. É o que mostra uma pesquisa divulgada pelo Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD).

Os dados revelam que 95,5% dos consumidores acreditam que a situação financeira futura da família está muito melhor do que há um ano atrás. Além disso, os números apontam que 64,7% dos entrevistados acreditam que este é um bom momento para aquisição de bens duráveis.

Outro dado importante mostra uma taxa de inadimplência da ordem de 4,5% em potencial, o que significa um índice inferior à media nacional, que é de 6,5% dos consumidores entrevistados.

A pesquisa é uma iniciativa da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio), por meio do Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), juntamente com o Sebrae/AL e Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca.

Arapiraca é o primeiro município do interior do Nordeste a adotar a pesquisa, que conta com a participação de estudantes dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Os universitários coletam dados para as pesquisas acerca do índice de expectativa de compras e da taxa de endividamento dos consumidores locais.

De acordo com o diretor-executivo do Instituto Fecomércio, professor Valdick Emídio Vieira, 20 alunos da Uneal são responsáveis pela coleta de dados, com a consulta feita a 640 consumidores de 32 bairros da cidade.

 

Estratégias

Valdick Emídio revelou que o projeto tem a finalidade de identificar, por meio de pesquisas, o perfil dos consumidores de Arapiraca, com as características econômicas e poder de compra, bem como índices de taxa de endividamento, para orientar os empresários do comércio varejista e do setor atacadista quanto às decisões acerca das estratégias e projeções de vendas.

Ele explicou que o projeto foi iniciado em novembro de 2005. Valdick Emídio disse que, mensalmente, é divulgada uma pesquisa com o índice de expectativa do poder de compra do consumidor local, bem como o resultado de outra pesquisa acerca da taxa de endividamento do consumidor.

Os dados deste mês de novembro apontam elevação de 8,1% no índice de otimismo em relação ao mesmo período do ano passado. Os números revelaram que 64,7% dos consumidores acreditam que este é um bom momento para aquisição de bens duráveis.

Outro dado importante mostra uma taxa de inadimplência da ordem de 4,5% em potencial, o que significa um índice inferior à media nacional, que é de 6,5% dos consumidores entrevistados.

A secretária municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Sylvia Patrícia Almeida, disse que o resultado da pesquisa foi apresentado durante um café-da-manhã ocorrido nesta quinta-feira, na sede do Sebrae, em Arapiraca. “Os dados refletem as ações que estão sendo desenvolvidas, de forma conjunta, entre poder público, empresários e representantes de órgãos como Fecomércio e Sebrae, com o objetivo de fortalecer as atividades econômicas e garantir melhoria nas condições de vida da população”, completou a secretária.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *