Festival de teatro movimenta a cidade de Arapiraca
A Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está apoiando a realização da segunda edição do Festival de Teatro de Arapiraca- Mostra Zé de Sá de Teatro.
O evento será aberto oficialmente nesta quinta-feira (27), com atividades artísticas e culturais em diversos bairros de Arapiraca. O festival é uma iniciativa da Associação dos Artistas de Maçaranduba, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Secretaria de Cultura de Arapiraca.
O presidente da associação, Wagno Godez, afirma que o festival faz parte das ações do programa da Associação dos Artistas de Maçaranduba, intitulado “Teatro que te quero bem – ações de fomento ao teatro”.
Ele disse que o festival tem o objetivo de fortalecer o teatro local, com a realização de oficinas e
eventos populares.
Para a segunda edição do evento estão participando somente montagens de rua, com uma programação descentralizada que levará oficinas de teatro e apresentações para alguns bairros de Arapiraca, como Primavera, Nova Esperança e Canafístula. Wagno Godez salientou que a proposta do festival é promover a democratização do acesso aos bens de cultura para uma faixa da população que, segundo ele, normalmente não tem acesso a esse tipo de evento.
Para o domingo (30), no encerramento das atividades, está programada uma série de atrações, a partir das 16 horas, tendo como local o Parque Ceci Cunha e o Mercado de Artesanato Margarida Gonçalves.
A programação reserva uma overdose com oito horas de apresentações artísticas e culturais, com a participação das Companhias de Teatro de Arapiraca: Art Reflexo e Luzes da Ribalta, bem como os grupos Nega Fulô, Associação Teatral de Alagoas (ATA) e Joana Gajuru, de Maceió.
As atividades ainda terão a participação do Instituto Garajal de Arte e Cultura Popular do Estado do Ceará. A Companhia vai se apresentar com o espetáculo Clows e “Uma Dúvida Paira Sobre Minha Cabeça”.
Godez também adiantou que o Festival de Teatro de Arapiraca é uma homenagem ao radialista e artista plástico Zé de Sá, que continua atuando e sempre foi um dos grandes colaboradores para o desenvolvimento artístico e cultural de Arapiraca.