Arapiraca sedia Seminário Negritude e Resistência
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, é uma das promotoras da terceira edição do seminário “Negritude e Resistência.
Juntamente com a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Departamento de História do Campus de Arapiraca e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), o seminário ocorrerá entre os dias 11 e 13 deste mês.
O evento marca as comemorações dos 37 anos da Consciência Negra no Brasil e reunirá professores, alunos e representantes de organizações envolvidos com a valorização do negro na sociedade brasileira.
Este ano, o seminário vai discutir a realidade das comunidades quilombolas em Alagoas, com ênfase à questão agrária, bem como a promoção do debate acerca do processo de formulação de ações afirmativas no âmbito das universidades alagoanas.
A abertura oficial do evento está marcada para a noite de terça-feira (11), a partir das 19 horas, com uma mesa-redonda que contará com as palestras dos professores Moisés de Melo Santana, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Clara Suassuna Fernandes (Neab/Ufal) e Jairo José Campos (Uneal).
O grupo debaterá as políticas afirmativas no ensino superior. Além disso, a programação do evento terá a participação de representantes do Instituto de Terras de Alagoas (Iteral); do Núcleo Afro-Quilombola da Secretaria Estadual da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, do Incra/AL, bem como apresentações artísticas de grupos afros.