29 de julho de 2008

Município ganha escolas promotoras de saúde

A Prefeitura de Arapiraca, por meio de parceria firmada entre as secretarias de Saúde, Educação e demais órgãos da administração municipal, lançou oficialmente, na manhã desta terça-feira (29), o programa Escolas Promotoras de Saúde.

A solenidade foi realizada no auditório da Escola de Governo, com a coordenação da subsecretária de Saúde, Aparecida Bento, e da técnica responsável pela Promoção à Saúde, assistente social Fátima Ramalho. O lançamento do programa ainda contou com a participação de representantes do Comitê Pró-Selo Unicef e também das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Planejamento, Assistência Social, Limpeza e Iluminação, entre outros órgãos do governo municipal.

Segundo revelou a técnica de Promoção à Saúde, Fátima Ramalho, o programa faz parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) e será implantado nas 61 escolas da rede municipal. Ela adiantou que, inicialmente, as ações ocorrerão em 10% das unidades de ensino.

Fátima Ramalho disse que o programa vai reforçar as atividades de atenção à saúde, a exemplo dos programas de Olho no Futuro e Ouvindo Bem, Aprendendo Melhor, que tiveram início no ano de 2006, com a realização de 1.500 consultas, exames médicos e a entrega de óculos e aparelhos auditivos para mais de 500 alunos.

Como parte do projeto, diretores de escolas, professores, pais de alunos, estudantes, além de técnicos e profissionais de todas as secretarias de governo irão desenvolver atividades complementares dentro e no entorno das unidades de ensino.

As ações do programa Escolas Promotoras de Saúde incluem a articulação com os serviços de saúde ofertados nas comunidades, vistoria das instalações sanitárias, defesa do meio ambiente, acompanhamento e qualidade da alimentação, bem como a realização de atividades físicas e de lazer.

Fátima Ramalho explicou, ainda, que o programa envolverá todas as localidades onde as escolas estão inseridas, com o objetivo de promover o bem-estar físico e mental dos alunos e também da comunidade.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *