Baixa da Onça realiza seminário sobre câncer
A Secretaria de Saúde em parceria com a Apalla realizou nesta terça-feira, 22, o primeiro Seminário sobre o Diagnóstico Precoce do Câncer Infanto Juvenil, no sítio Baixa da Onça, zona rural de Arapiraca. O evento organizado pelas agentes de saúde da comunidade aconteceu na escola Marieta Rodrigues Peixoto, contou com a participação expressiva dos moradores.
Com o objetivo de sensibilizar os agricultores da comunidade, sobre os possíveis agentes causadores de câncer, o palestrante e engenheiro agrônomo Tércio Vieira, falou sobre o uso indiscriminado de agrotóxico e os riscos a saúde. A importância sobre a implantação da agricultura orgânica também foi abordada.
O médico da Unidade de Saúde da comunidade, Dr. Genisvaldo e a representante da Apalla Dra. Vanúzia comentaram sobre os sintomas dos principais tipos de câncer identificados em crianças e adolescentes, entre eles o câncer de bexiga, garganta, ocular e leucêmia. A representante da Apalla ressaltou a importância do diagnóstico precoce da doença e frisou que de cada dez crianças diagnosticadas com câncer na fase inicial, oito conseguem cura total ao término do tratamento.
Outras oito Unidades de Saúde localizadas na zona rural e urbana também realizaram ações para a conscientização da importância do diagnostico precoce do câncer infanto juvenil.