Téo e Luciano deflagram campanha
O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), o secretário de Saúde, André Valente, e o prefeito Luciano Barbosa (PMDB), deflagraram, na manhã desta segunda-feira (12), em Arapiraca, o Dia D de Combate à Dengue no interior de Alagoas.
As atividades tiveram início com uma coletiva com a imprensa, tendo como local a sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal. A reunião também contou com a presença da secretária de Saúde de Arapiraca, Aurélia Fernandes; do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito de Messias, Jarbas Omena, e do comandante do Exército em Alagoas, coronel Anísio David, além do chefe do Gabinete Militar, coronel Ronaldo dos Santos, entre outras autoridades.
Na coletiva, o governador destacou o trabalho da imprensa e a importância da participação popular para o fefetivo combate ao mosquito transmissor da dengue. “Já conseguimos reduzir de 1.300 atendimentos suspeitos para 800 registros por semana. Estamos conseguindo superar as dificuldades, nessa luta pela vida que deve contar com a união de todos os alagoanos”, afirmou Vilela.
O prefeito de Arapiraca disse que o município já promoveu 25 mutirões de prevenção contra a dengue nas comunidades, o que, segundo ele, está controlando os índices de infestação da doença no município. Ele adiantou que, dos 604 notificados suspeitos da doença, apenas 32 casos de dengue foram confirmados, sendo um do tipo hemorrágico, mas sem registro de óbito.
Na cidade de Arapiraca, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, elaborou uma programação especial, que teve início pela manhã com a Saúde na Feira, no Mercado Público Municipal, tendo como meta a orientação a feirantes e transeuntes.
O trabalho ficou a cargo de técnicos dos departamentos de Informação, Educação e Comunicação (IEC) e de Vigilância Sanitária e de Promoção à Saúde.
Também está havendo outras atividades, a exemplo de distribuição de material educativo, informações e visitação às bancas dos feirantes. No Centro Administrativo foi montado um estande com a distribuição de folhetos educativos para os funcionários e freqüentadores do local.
O Dia D de Combate à Dengue também inclui desfile com carro de som e caminhonete com pessoas caracterizadas, além da colocação de cartazes e faixas da campanha em locais estratégicos da cidade.
O grupo de idosos promove, na parte da tarde, uma caminhada com o tema: “Vencemos o tempo e venceremos a dengue". Nas unidades de saúde também haverá ações educativas, incluindo a realização de palestras educativas com a comunidade.