Instituto de Identificação ganha sistema digitalizado
O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e o secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, entregaram, na manhã desta terça-feira, em Arapiraca, o novo sistema digitalizado do Instituto de Identificação do município.
A solenidade ocorreu na sede da Governadoria do Agreste e contou com a presença do vice-prefeito José Barbosa de Oliveira; do presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Moisés Machado; deputado estadual Ricardo Nezinho e do diretor do Instituto de Identificação de Alagoas, Kelman Vieira.
Também estiveram presentes à cerimônia, o secretário especializado do Agreste e do Baixo São Francisco, Francisco Azevedo; a diretora do Centro de Perícias Forenses, Ana Márcia Nunes; diretor de Políticas de Defesa Social, Romildo Albuquerque; tenente-coronel Paulo Marques, comandante do 7º GBM de Arapiraca, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Alagoas, coronel Jadir Ferreira; presidente da Associação dos Delegados de Polícia, Antônio Carlos Lessa; presidente da Federação das Associações de Moradores de Arapiraca (Facomar), José Pastora, entre outras personalidades.
O novo sistema de informatização é uma extensão do trabalho já desenvolvido em Maceió, onde a captura de imagem para a fotografia e digital dos usuários é realizada por um aparelho de última geração. O processo vai agilizar a entrega das carteiras de identidade dentro do prazo médio de uma semana, o que antes variava entre três e cinco meses.
Em seu discurso, o prefeito Luciano Barbosa falou sobre a parceria do município para implantação do sistema “on line” em Arapiraca. O invetimento da prefeitura foi da ordem de R$ 15 mil reais. Por sua vez, o secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, comentou que ao tomar posse verificou que em todo o Estado cerca de 20 mil usuários estavam na fila de espera para entrega do documento de identidade.
Ele disse que o principal motivo da demora era por conta do número reduzido de papiloscopistas. Além de serem os responsáveis pela liberação das carteiras, os funcionários também atuam no recolhimento e identificação de digitais em locais de crimes, o que sobrecarregava a equipe.
Rubim adiantou que a implantação do sistema digital, em Maceió agilizou a entrega da carteira de identidade, atualmente, o prazo varia entre cinco e dez dias, para 1ª e 2ª via respectivamente, o que consequentemente também ocorrerá em Arapiraca.
Paulo Rubim, comentou ainda, que a emissão da carteira de identidade é uma obrigação do Estado, por ser uma questão de cidadania garantida pela constituição brasileira. “ As pessoas carentes tem o direito ao fornecimento do RG gratuito, quando devidamente comprovado a situação de pobreza e constatada por um juiz, um promotor, um delegado e pela Defensoria Pública. Carteira de identidade como mercadoria para troca de voto não existe mais”, conclui o secretário.
Veja a galeria de fotos: clique aqui