Campanha de Doação de Livros
" Seja um Amigo da Biblioteca- Doe Livros". Esse é o tema da campanha que será deflagrada pela Prefeitura de Arapiraca, através da Diretoria da Casa da Cultura, durante a Semana Nacional de Museus. Assim, de 12 a 18 de maio, o local irá virar cenário de uma ampla mobilização visando sensibilizar a comunidade para a importância da doação de livros, gibis, brinquedos, vídeos, entre outros itens que compõem o acervo da Biblioteca Pública Pedro de França Reis, localizada no centro da cidade.
Durante a Campanha, que tem início ás 9 horas do dia 12, a Biblioteca irá oferecer uma ampla programação aos seus usuários. Além de visitas monitoradas, os frequentadores da Casa da Cultura também terão a oportunidade de acompanhar exposição de obras de arte e de livros de escritores da terra, mostra de vídeos infantis e infanto-juvenis, oficinas de origami e papel rendado, teatro de fantoches e apresentações circenses de alunos das escolas de Tempo Integral.
As doações, segundo a Diretora da Casa da Cultura, Josefa Eliane da Rocha, têm como objetivo ampliar o acervo, que atualmente é constituído de 25 mil volumes- incluindo gêneros literários, fitas em VHS, K7, DVDs, CD ROOM e livros falados. O material entregue será avaliado e encaminhado ao setor correspondente. A Biblioteca- que funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 8:00 às 18:00,- é dividida em Brinquedoteca, Viodeoteca, Audioteca, Periódicos, Pesquisa e Livros e Braille.
No prédio da Casa da Cultura também funciona um auditório para a realização de eventos, palestres e seminários e a sede da Academia Arapiraquense de Letras -ACALA. A Biblioteca de Arapiraca existe desde 18 de abril de 1959, quando foi criada através de decreto municipal homenageando o professor Pedro de França Reis. Inicialmente, ela funcionou no prédio da Câmara Municipal e, em 20 de agosto de 1998, foi tranferida para o novo prédio da avenida Esperidião Rodrigues.