2 de abril de 2008

Orçamento é avaliado em 104 comunidades

 Técnicos da Secretaria de Planejamento (Seplan) juntamente com representantes da Federação das Associações Comunitárias de Arapiraca (Facomar) e moradores estão participando, desde o último dia 11 de março, das reuniões locais acerca do Orçamento Participativo Municipal.

O projeto se estenderá até o próximo dia 25 deste mês, com o envolvimento de 104 comunidades, nas áreas urbana e rural de Arapiraca.

Denominado “Arapiraca Fazendo as Contas", o projeto reuniu, na manhã desta terça-feira, na Escola de Governo, a secretária municipal de Planejamento, Rosa Ângelo; o presidente da Focomar, José Pastora, técnicos da prefeitura e moradores, a fim de avaliar as primeiras ações do programa.

O grupo fez um balanço das atividades e considerou positiva a mobilização dos moradores. A secretária Rosa Ângelo disse que, ao final dos trabalhos, serão escolhidos dois delegados de cada comunidade, para participar da audiência pública, com o objetivo de definir as ações e as prioridades de cada localidade para ser implementadas ao Orçamento do município.

O presidente da Facomar, José Pastora, destacou a importância do projeto de participação popular. “Os moradores estão mobilizados e apresentando sugestões para cobrar dos gestores públicos as ações visando à melhoria da qualidade de vida em sua comunidade”, afirmou ele.

O Orçamento Participativo tem como princípio ouvir as necessidades, demandas e prioridades dos moradores das diversas localidades. De acordo com estabelecer as prioridades da gestão, otimizando os recursos públicos. A iniciativa, segundo o Prefeito Luciano Barbosa, consolida o processo de Planejamento Estratégico Participativo que vem sendo desenvolvido pela atual gestão com grande sucesso. " É uma ferramenta que estabelece limites e critérios, mas que proporciona compartilhar as decisões com os moradores de diversas áreas do município", reforçou o prefeito.

O projeto está sendo executado em Arapiraca desde o ano de 1998, por meio de oficinas diárias, com eixos de discussão voltados para temas como a identidade cultural, social, infra-estrutura e geração de trabalho e renda. Além desse trabalho, os Articuladores do Selo Unicef também realizam oficinas para construção do Orçamento Criança.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *