10 de abril de 2008

Luciano garante apoio a empreendimentos no presídio de Arapiraca

O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) garantiu, ontem, apoiar os projetos de ressocialização e de geração de emprego e renda no Presídio Desembargador Luís de Oliveira Sousa, em Arapiraca. Barbosa recebeu em seu gabinete, no início da tarde desta quinta-feira (10), a visita do intendente-geral do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Luiz Bugarin; diretor da Agência de Serviços Administrativos do Estado de Alagoas (Agesa), Francisco Beltrão, e do diretor da penitenciária de Arapiraca, tenente PM Antônio Leal.

A reunião também contou com a presença de diretores e técnicos dos dois órgãos do governmo estadual e das secretárias de Saúde, Aurélia Fernandes, e de Assistência Social, Adélia Vieira, além do diretor do Consiagre, Régis Jackson.

Durante o encontro, o diretor da Agesa, Francisco Beltrão, apresentou cinco programas para a capacitação dos reeducandos, com a criação de projetos de irrigação de hortaliças; fábrica de pré-moldados e produtos saneantes (sabão, água sanitária e similares), além de uma padaria e uma marcenaria.

Segundo Beltrão, os empreendimentos serão realizados por meio de parceria firmada entre o governo estadual, prefeitura e iniciativa privada. Ele explicou que as fábricas serão instaladas numa área de 14 hectares, com a mobilização de dezenas de reeducandos.

O intendente-geral do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Luiz Bugarin, disse que a parceria tem como finalidade melhorar o aproveitamento da mão-de-obra carcerária, com a qualificação profissional e a conseqüente geração de emprego e renda.

Bugarin explicou que os reeducandos e sua famílias serão remunerados pelos serviços. Os presos ainda terão a redução de um dia da pena para três dias de trabalho nos projetos.

O presídio de Arapiraca foi construído para abrigar 128 reeducando, mas atulamente conta com 244 presos. “Os projetos também visam promover a reinserção social e dinamizar a produção de bens e serviços na penitenciária”, adiantou.

O prefeito Luciano Barbosa destacou a iniciativa, afirmando que sua administração já desenvolve projetos nas áreas de educação, saúde e assistência social, com a adoção de cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de exames médicos, além de disponibilizar um box no Mercado do Artesanato para a comercialização dos produtos fabricados pelos reeducandos.

“Podemos ampliar essa parceria, com a compra de produtos hortifrutigranjeiros para o Restaurante Popular, além da aquisição de outras mercadorias, incluindo produtos de limpeza e bancas escolares para os diversos órgãos da administração municipal”, completou o prefeito.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *