Cartório Itinerante em Arapiraca
Jovens com idade entre 16 e 17 anos participaram na última quinta-feira, 03, das atividades do Projeto Jovem Eleitor, na Escola Hugo Lima, no Centro de Arapiraca. A ação foi desenvolvida pela Escola Judiciária Eleitoral – EJE (TRE-Alagoas), Cartório Eleitoral (22ª e 55ª Zona Eleitoral – Arapiraca), em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Articulação do Selo UNICEF e Secretaria de Planejamento.
A proposta do projeto, que já está em sua segunda etapa, é ampliar, informar e mobilizar o contigente de jovens eleitores ao exercício livre e consciente do direito de votar.
Na ocasião, os jovens tiveram oportunidade de realizar a inscrição eleitoral, transferência de domicílio eleitoral e revisão do título. Também puderam treinar o primeiro voto em urnas eletrônicas com o auxílio de técnicos da EJE.
Apesar de ser direcionada aos jovens, outras pessoas que não possuiam título de eleitor também puderam participar das atividades.
O projeto Jovem Eleitor já vem sendo desenvolvido em Arapiraca desde o final do ano passado. A primeira etapa contou com a realização de palestras educativas, oficinas e debates para com os jovens do município, para estimular a consciência cívica.
Segundo a articuladora Maria Adjinã, o desenvolvimento desse projeto representa a esperença de dias melhores, pois é um meio de fazer o jovem perceber que participar não é simplesmente retirar o título de eleitor, mas ter a consciência na hora de escolher os representantes e acompanhar as ações durante todo o seu mandato.