Arapiraca tem a 3ª melhor atenção básica do País
A expansão e a qualidade dos programas e ações da atenção básica de saúde renderam para Arapiraca o título de terceiro município do País com o melhor índice de eficácia no atendimento à população.
A Organização Pan-Americana da Saúde – organismo internacional de saúde pública – avaliou os resultados obtidos em centenas de municípios brasileiros e escolheu Arapiraca, além de dois outros municípios de grande e pequeno portes, como referência nacional para apresentar as experiências no setor.
Para tanto, a secretária municipal de Saúde, Aurélia Fernandes, foi convidada para apresentar os programas e práticas gerenciais de prevenção e combate a doenças, durante encontro nacional de saúde pública, que ocorrerá nas próximas semanas, na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará.
Dentre as ações desenvolvidas no município, a secretária cita campanhas de exames pré-natal e a difusão do exame de triagem neonatal, que é popularmente conhecido como teste do pezinho.
O exame laboratorial, obrigatório por lei, é feito com a coleta do sangue, a partir de um furinho no calcanhar quando o bebê completa 48 horas de vida. De acordo com a secretária Aurélia Fernandes, o teste detecta precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar alterações no desenvolvimento da criança.
“Esses trabalhos evitam a mortalidade materno-infantil, por conta do apoio do prefeito Luciano Barbosa e o envolvimento de todos os profissionais e servidores da área de saúde”, afirmou Aurélia Fernandes.