5 de março de 2008

Obras e programas geram 10 mil empregos

As obras de infra-estrutura urbana e os programas e projetos sociais adotados na administração do prefeito Luciano Barbosa (PMDB), nesses três anos e dois meses de gestão, já conseguiram gerar mais de 10 mil empregos no município de Arapiraca.

A execução da maior parte das obras tem o apoio do senador Renan Calheiros (PMDB). O parlamentar não tem medido esforços em ajudar o governo de Luciano a melhorar ainda mais a qualidade de vida da população, além de produzir mecanismos para incrementar a geração de emprego e renda no município.

O arrojado projeto de urbanização do antigo Açude do Dnocs, que está sendo transformado no Lago Perucaba, é um exemplo do compromisso com a melhoria da qualidade de vida do arapiraquense.

Os serviços foram iniciados no ano passado e, na primeira fase do projeto, está incluída a construção de uma praça central, ciclovia, passeio público, quadra poliesportiva, campo de futebol de areia e pavimentação asfáltica com 900 metros de extensão, além da construção de unidades habitacionais, com a relocação de 100 famílias que moram no entorno do açude.

O projeto prevê ainda a construção de parque infantil; calçadão, quadra de esportes, jardins, restaurantes e um moderno pier, com uma fonte luminosa.

Com aplicação de recursos públicos, dezenas de ruas e avenidas estão recebendo pavimentação asfáltica e a paralelepípedo, melhorando o tráfego de veículos e a segurança de motoristas e pedestres.

No total foram mais de 80 mil metros quadrados de ruas pavimentadas e cerca de 18 quilômetros de asfalto, com a construção de anéis viários que contribuem para facilitar o tráfego de veículos no centro da cidade, fazendo a interligação entre os bairros.

 

Cartão-postal

A obra de duplicação do Parque Ceci Cunha, no centro da cidade, vem atraindo a atenção de moradores e turistas que visitam o local. O espaço é dotado de um lago artificial, ciclovias, pistas para caminhadas, áreas de lazer para crianças e espaços destinados à prática de ginástica e musculação, numa área de 14 mil metros quadrados.

O novo parque também possui jardins e um moderno terminal rodoviário urbano, que serve de ponto que interliga os bairros e povoados distantes ao centro de Arapiraca.

Por conta disso, o espaço está se transformando num importante centro de recreação para dezenas de famílias, que visitam o parque diariamente à procura de um local tranqüilo e agradável para o lazer e diversão.

A Área Verde Dom Constantitno Lüers é outro ponto de destaque no trabalho desenvolvido pela administração municipal na defesa e proteção dos recursos naturais.

A arquitetura e o paisagismo destes espaços urbanos têm sido marcados pelo respeito e promoção ao meio ambiente, criando uma cultura de preservação da natureza.

Empregos

Considerado um dos mais belos-cartões postais de Alagoas, o Parque Ceci Cunha também recebeu outro importante investimento, com a inauguração do Mercado de Artesanato Margarida Gonçalves.

O local tem moderna arquitetura, incluindo infra-estrutura e sistema de abastecimento d’água, esgotamento banheiros, iluminação, praça e jardins, sendo, portanto, um centro difusor de cultura e de geração de emprego e renda para 60 artesãos, que receberam box destinados à comercialização de seus produtos. O espaço possui uma concha acústica para a realização de shows e apresentações culturais.

A obra do perímetro irrigado da Barragem de Bananeiras é um projeto que está em fase de conclusão e abrangerá uma área de 400 hectares para gerar emprego e renda para 105 pequenos agricultores familiares do município, em sua etapa inicial, atraindo a agroindústria e diretamente gerando cerca de 10 mil empregos no campo e na cidade.

Por outro lado, a administração do prefeito Luciano Barbosa tem dedicado total atenção aos jovens, sobretudo os filhos dos trabalhadores do município.

A implantação do Campus Avançado da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) contou com o apoio do senador Renan Calheiros e do ex-deputado federal Rogério Teófilo e da equipe técnica da reitora Ana Dayse, contando com o apoio decidido do prefeito Luciano, que doou terreno e R$ 500 mil para a conclusão das obras do campus da Ufal no município.
O prédio foi edificado numa área de 3.500 metros quadrados, num terreno de mais de 190 mil metros quadrados onde funcionam os cursos de Agronomia, Zootecnia, Administração, Ciência da Computação, Enfermagem, Educação Física, Biologia (licenciatura), Física (licenciatura), Matemática (licenciatura) e Química (licenciatura), onde estudam mais de dois mil alunos, que, além da oportunidade de ingressarem na universidade, também estão sendo incluídos no Programa Meu Primeiro Emprego, que coloca os jovens profissionais em contato direto com o mercado de trabalho.

Qualidade no ensino

 

Adotado no ano passado pela administração do prefeito Luciano Barbosa, o projeto de escolas de tempo integral está sendo viabilizado com recursos da própria muicipalidade, para a atender este ano quatro mil crianças.

O sucesso desse programa foi tanto que, além das duas existentes: Claudecy Bispo e Zélia Barbosa Rocha, que funcionam nos bairros Jardim Esperança e Nova Esperança, na periferia de Arapiraca, mais três unidades de ensino estão sendo construídas. A Escola Professor Benildo Barbosa Medeiros,  no Bairro Primavera, Escola José Ursulino Malaquias, no Bairro Jardim das Paineiras e Escola Manoel João da Silva, que funcionará no Povoado Carrasco, comunidade remanescente quilombola.

Baseado em atividades socioeducativas, o projeto tem como finalidade reforçar o repasse de conhecimentos, estimulando as potencialidades dos jovens, além de manter os alunos em tempo integral, com uma jornada das 7 às 18 horas nas escolas.

Além do estudo em sala de aula, o projeto inclui a adoção de jornadas ampliadas com reforço escolar e atividades complementares, a exemplo de aulas de balé, dança, música, aulas de Francês, teatro, informática, atividades esportivas e alimentação cinco vezes ao dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *