Esporte ganha novo programa
A Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, firmou convênio com o Ministério dos Esportes, para a implantação do Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC).
De acordo com o secretário Daniel Rocha, o projeto é uma nova dimensão do lazer como instrumento para fortalecer o esporte e lazer como direito social. Implementado através de funcionamento de núcleos de esporte recreativo e de lazer, o PELC atende a todas as faixas etárias, sem abrir mão do atendimento a pessoas portadoras de deficiência e/ou necessidades especiais.
O programa inclui atividades sistemáticas de oficinas de esporte, dança, ginástica, teatro, música, orientação à caminhada, capoeira e outras dimensões da cultura local, bem como a organização popular na realização de macros eventos de lazer.
Implantado e gerenciado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer (SNDEL), do Ministério do Esporte, o programa visa, em síntese, dinamizar as políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, sobretudo em situações de risco social.
As atividades são organizadas em 14 ações interrelacionadas e agrupadas em dois conjuntos, sob articulação geral da ação de Gestão e Administração do Programa. O primeiro dos conjuntos está voltado para a implementação de programa social, voltado para a consolidação do esporte e lazer como direitos sociais.
O segundo conjunto está direcionado para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Esporte e do Lazer, com a configuração de um sistema nacional de documentação e informação esportiva e para a viabilização de acordos de cooperação e intercâmbio institucionais e internacionais, iniciativas fundamentais para a definição de um modelo de gestão pública participativa e democrática defendido pelo governo.