Técnicos de Arapiraca conhecem o Geoprocessamento de Aracaju
Funcionários da Prefeitura de Arapiraca estiveram na última sexta-feira, 22, visitando a sede do governo municipal de Aracaju a fim conhecer a experiência de implantação do geoprocessamento e do cadastro imobiliário naquela cidade. A comitiva, formada pela Secretária Municipal de Planejamento, Rosa Lira e mais quatro técnicos daquela pasta, contou, ainda, com especialistas do Grupo de Tecnologia da Informação – GTINFO e o Coordenador do PNAFM, José Fernando Duca .
No local, a orientação técnica foi conduzida pelo Coordenador do Geoprocessamento, Juan Cordovez, da Secretaria de Planejamento e, também, pelo Diretor de Cadastro Imobiliário, da Secretaria de Finanças. O grupo é o responssável pela execução dos trabalhos de cadastro imobiliário de Aracaju desde 1994 . A implantação do sistema de geoprocessamento na cidade começou em 2002.
" A visita foi importante para a troca de experiências dos desafios que as equipes municipais vem enfrentando atualmente. Nossa busca é implantar um sistema eficiente de planejamento e controle da expansão urbana através de ferramentas de tecnologias de informação e de gerenciamento de dados, capaz de orientar a dinâmica da ocupação urbana e corresponder a necessidade de órgãos e entidades", comentou Rosa Ângelo
Objetivo
Tanto o geoprocessamento, quanto o cadastro imobiliário são instrumentos fundamentais que permitem visualizar a cidade real e planejá-la para um futuro melhor. O objetivo é que a comunidade seja beneficiada" Por isso tudo o intercâmbio é positivo, pois, permite a troca de informações e experiências entre as equipes,- favorecendo a consolidação dos trabalhos em Arapiraca", acrescentou a Secretária.