10 de janeiro de 2008

Linha Férrea – a caminho do metrô de superfície

 

_ Prefeito ouve atento explicações de técnicos da CFN

Com o objetivo de acompanhar os trabalhos desenvolvidos pela Companhia Ferroviária do Nordeste e avaliar a infra-estrutura para a elaboração do projeto de implantação do metrô de superfície em Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa fez o trajeto da linha férrea que corta a cidade entre a Estação Central e a Vila São José, zona rural. O percurso de dezesseis quilômetros foi realizado na manhã desta quinta-feira, 10, a convite dos técnicos da própria CFN e foi acompanhado pelas secretários de Planejamento, Maria Rosa Ângelo, de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Caroline Albuquerque, de Limpeza e Iluminação, Josenildo Souza, de Governo, Josias Albuquerque, além do vereador João dos Santos.

A  avaliação, feita a partir do resultado do trabalho já executado na área pela CFN, irá permitir a Prefeitura Municipal encaminhar um estudo de viabilidade à  Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) para a instalação do veículo leve sobre trilhos (VLT´s). Em seguida, segundo a secretária Rosa Ângelo, será possível solicitar ao Ministério das Cidades a inclusão do projeto no Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC).

A proposta do prefeito Luciano Barbosa será reativar o transporte de passageiros numa área entre o Distrito Industrial e a Vila São José, atendendo mais de vinte bairros da zona urbana, além de comunidades da área  rural. “ Esse projeto tem uma série de vantagens. O benefício social é muito grande e estaremos viabilizando um esquema de transporte coletivo estruturado, à partir dessa linha que já existe e corta toda a cidade”, comentou o prefeito.

Trens de Carga

Iniciado em outubro do ano passado, o trabalho de reativação dos trens de carga em Alagoas já se encontra em estágio bastante avançado. Segundo o Coordenador de Obra da CFN, José Morais Neto, a liberação do tráfego já deverá ser feita a partir do início de 2009. O trabalho da Companhia compreende os estados de Alagoas, desde a cidade de Porto Real do Colégio até o Porto de Suape, em Pernambuco, numa distância de 550 km e que envolve um efetivo de aproximadamente 150 trabalhadores.

Toda essa operação, segundo José Morais, compreende a limpeza, drenagem e recuperação da linha. Um trabalho que, de acordo com a análise prévia do Prefeito de Arapiraca, irá facilitar a efetivação do metrô de superfície. “ Essa infra-estrutura nos beneficia muito”, comentou. Ainda segundo os técnicos da CFN o tráfego entre trens de carga e de passageiros é absolutamente viável e seguro, pois é regido por normas oriundas do Centro de Controle, em Fortaleza, e é guiado por sistema via satélite.

O caminho

Saindo da Estação de Arapiraca, próximo a sede do Clube dos Fumicultores, centro da cidade, o vagão que conduziu a comitiva do prefeito Luciano Barbosa atravessou o município, cortando bairros como o Brasiliana e Santa Edwiges, onde está localizado o Centro Administrativo. Em seguida, a paisagem urbana foi sendo substituída pela exuberante natureza de comunidades rurais, como a Serra dos Ferreiras, Xexéu e Vila São José. “ Tenho certeza que as pessoas irão fazer esse passeio para fugir do stress”, comentou o vereador João dos Santos- enquanto apreciava o passeio que norteava a rodovia AL 115.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *