Dia Mundial contra a Hanseníase
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, irá reforçar ações de sensibilização e mobilização sobre prevenção e cura da Hanseníase. Os trabalhos serão desenvolvidos entre 28 de janeiro- Dia Mundial Contra a Hanseníase- até 1º de fevereiro, em todas as Unidades de Saúde do munícípio.
Hanseníase
A hanseníase é uma doença causada por um micróbio chamado bacilo de hansen que ataca a pele, os olhos e os nervos. Popularmente também é conhecida como lepra, morféia, mal-de-lázaro, mal-da pele ou mal-de-sangue. Não se trata de doença hereditárioa e o contágio acontece pelas vias áreas, mas dificilmente por contato social. Os sintomas são: manchas em qualquer parte do corpo, que podem ser pálidas, esbranquiçadas ou avermelhadas, partes do corpo dormentes ou amortecidas- em especial as regiões cobertas.
Tratamento
A hanseníase tem cura. O tratamento da hanseníase no Brasil é feito nas Unidades de Saúde e os medicamentos são fornecidos gratuitamente aos pacientes, que são acompanhados durante todo o tratamento.
A duração do tratamento varia de acordo com a forma da doença: 6 meses para as formas mais brandas e 12 meses para as formas mais graves.