Escolas de tempo integral não registram evasão
A oito dias do encerramento do ano letivo, nas Escolas de Tempo Integral Claudecy Bispo e Zélia Barbosa Rocha, que funcionam nos bairros Jardim Esperança e Nova Esperança, na periferia de Arapiraca, não houve registro de evasão escolar.
Relatório divulgado na manhã desta quinta-feira (13), pela Secretaria Municipal de Educação, revela que nenhum dos 1.900 alunos desistiu ou pediu transferência para estudar em outro estabelecimento.
De acordo com a subsecretária de Educação, Valéria Oliveira, a diretoria das duas unidades de ensino também está concluindo estudo acerca do nível de aprendizado das crianças e adolescentes.
“Os professores adiantaram que houve avanços consideráveis no comportamento e, também, no aprendizado dos jovens”, acrescentou a subsecretária.
O projeto de Escolas de Tempo Integral é pioneiro em Alagoas e foi lançado este ano, pelo prefeito Luciano Barbosa juntamente com o secretário César Fontes e a presença do ministro da Educação, Fernando Hadad e do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), entre outras autoridades.
Jornada e alimentação
O projeto pedagógico tem como finalidade reforçar o repasse de conhecimentos, estimulando as potencialidades dos jovens, além de manter os alunos em tempo integral, com uma jornada de dez horas.
A Escola de Tempo Integral também inclui a adoção de jornadas ampliadas com reforço escolar e atividades complementares, a exemplo de aulas de balé, dança, música, aulas de Francês, teatro, informática, atividades esportivas, cultivo de hortaliças e alimentação cinco vezes ao dia, além da oferta de cursos profissionalizantes para os pais de alunos.
Valéria Oliveira esclareceu que, no próximo ano, serão implantadas mais três escolas de tempo integral no Jardim das Paineiras, bairro Primavera e na comunidade quilombola de Carrasco, para atender cerca de quatro mil alunos.