Cefet de Arapiraca
Uma audiência pública realizada na manhã desta terça-feira, 4/11, com representantes de diversos segmentos da sociedade marcou o início do processo de escolha de cursos que serão oferecidos pela unidade do Cefet de Arapiraca. O encontro aconteceu no auditório da Escola Santa Cecília, e contou com a presença dos sub-secretários de Educação, Ana Valéria, de Planejamento, José Matias, da presidente do Sinteal, Juracilene Ramos, além do Diretor do Cefet Alagoas, Roland Santos.
" Arapiraca está muito feliz. A vinda do Cefet irá consolidar uma série de ações que visam colocar a educação como prioridade da administração pública municipal", falou Ana Valéria na abertura do encontro. A seguir, o diretor de Ensino do Centro Federal em Alagoas, José Carlos , fez uma explanação sobre as atividades e cursos oferecidos pela instituição.
A audiência pública servirá como referência para a definição dos cursos que irão constar na grade da escola de Arapiraca. Em seguida, segundo o diretor do Cefet, começa a elaboração do projeto. " Pois, a construção de cada unidade tem que estar de acordo com os cursos que serão oferecidos", observou. A expectativa é a de que a obra seja iniciada já em 2008 e que, ao término de toda a execução, mais de 1500 estudantes sejam beneficiados.
A opção para os cursos oferecidos, ainda de acordo com Rolland Santos, não está atrelada àqueles oferecidos em outras instituições. " A realidade da cidade e as demandas permitem novas propostas", acrescentou. Em Alagoas já existem escolas do Cefet em Maceió, Palmeira dos Índios e Marechal Deodoro. Novas unidades também serão erguidas nas cidades de Piranhas e Penedo- que também já realizaram audiências e escolheram os cursos de Agroecologia, Agroindústria, Eletromecânica e de Controle Ambiental, Açúcar e Álcool e Eletro Mecânica- respectivamente.
Arapiraca
Para a construção da unidade do Cefet de Arapiraca colaboraram, efetivamente, os governos municipal, estadual e federal., Uma reunião entre o prefeito Luciano Barbosa, governador Teotônio Vilela e Ministro da Educação, Fernando Haddad, viabilizou o início da construção para 2008 em uma área de aproximadamente 70.000m² doada pela Prefeitura de Arapiraca.