6 de novembro de 2007

SMTT moderniza trânsito em Arapiraca

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) está realizando serviços de substituição dos semáforos instalados no centro da cidade. As principais mudanças ocorrem com a troca de lâmpadas incandescentes para luminosidade em LEDs.

Segundo revela o superintendente Severino Lúcio, com os avanços tecnológicos dos LEDs, as lâmpadas em estado sólido têm uma durabilidade de nove mil horas, sem que haja necessidade da troca diária.

Os semáforos de LEDs consomem dez vezes menos eletricidade do que os semáforos tradicionais e ainda possuem um sistema de baterias que mantém seu funcionamento durante duas horas, no caso de queda de energia, sem provocar transtornos no trânsito.

 

Mudanças nos táxis de Arapiraca

 

O órgão também irá fazer mudanças no táxis de Arapiraca, com novas faixas de identificação e padronização da cor veiculo, uma vez que, atualmente, os veículos circulam com várias cores, fugindo do padrão de cores de outras cidades.

“Sabemos que em vários Estados, os veículos na categoria táxis têm o seu padrão, como, por exemplo, em Maceió, onde a cor branca é predominante”, explica Severino Lúcio. Por conta disso, a SMTT está analisando a cor padrão para os táxis que circulam na cidade de Arapiraca.

 

 

Curso de capacitação

 

 

A SMTT também está programando um calendário para a capacitação de professores e técnicos no trabalhar de educação no trânsito em sala de aula. O curso ainda tem como meta a formação de equipes de educação para o Trânsito em seu quadro pessoal, com o objetivo de dar apoio aos professores nas escolas, além de realizar campanhas educativas de trânsito nas unidades de ensino médio, superior, entidades públicas e nas empresas privadas.

O curso será ministrado pelos Técnicos e Especialistas em Trânsito do Detran de Alagoas.

 

Acidentes

 

Por outro lado, o órgão está preocupado com o elevado número de acidentes de trânsito no município, incluindo acidentes de motos, atropelamentos, motoristas embriagados e imprudência no trânsito.

Um dado que está chamando a atenção refere-se ao número de acidentes de motos e bicicletas. “Sabemos que existem muitos problemas, mas percebemos que boa parte dos condutores de veiculo não respeita as normas do Código de Trânsito Brasileiro, o que acaba provocando acidentes”, explica o superintendente, afirmando que os acidentes envolvendo motos figuram em primeiro lugar, seguidos dos acidentes com ciclistas. As ocorrências com veículos vêm terceiro lugar.

“Muitos ciclistas trafegam na contramão, não respeitando os semáforos,, colocando em risco a própria vida e a de outras pessoas”, observa Lúcio salientando que a SMTT vai intensificar a fiscalização e as campanhas educativas no trânsito.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *