De Olho no Futuro e Aprendendo Bem, Ouvindo Melhor
Começou na manhã desta segunda-feira, 19/11, o processo de execução dos exames de visão e audição dos programas “ De Olho no Futuro” e “ Ouvindo Bem, Aprendendo Melhor”, da Prefeitura de Arapiraca. Realizado numa parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, a iniciativa começou com a capacitação de professores da rede pública municipal, responsáveis pela triagem de alunos da 1ª a 5ª séries, das zonas rural e urbana, que apresentaram algum tipo de problema auditivo e/ou visual.
Agora começam, efetivamente, as consultas com os médicos otorrino e oftalmologistas. Na escola Hugo Lima, diariamente, será atendidas cerca de 200 crianças num laboratório oftalmológico especialmente montado no local. De um total de 3360 alunos pré-triados, 1367 apresentaram algum tipo de necessidade e deverão passar pelas mãos de especialistas.
De um total de 2596 crianças que passaram pela pré-triagem nas escolas, 510 serão atendidos na sede da clínica Otomed, localizada no centro da cidade, em Arapiraca.
A idéia, segundo a sub-secretária de Saúde, Cida Bento, é o de melhorar a aprendizagem dos estudantes do município. “ Muitas crianças têm problemas de saúde e não sabem- nem suas famílias. O resultado é que o desempenho em sala de aula pode sair prejudicado, quando, na verdade, o que eles têm são deficiências de visão ou adição”, explicou.
Doação
Após essa fase de consultas os médicos irão fazer a solicitação de óculos e próteses auditivas para àqueles que apresentarem necessidades. A entrega do primeiro lote irá acontecer no dia 18 de dezembro, na quadra da escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, no bairro Nova Esperança.