Comunidade quilombola promove seminário
Alunos, educadores e funcionários da Escola Professor Luiz Alberto de Melo, juntamente com diretores da Associação de Desenvolvimento da Comunidade Remanescente de Quilombo da Vila Pau d’Arco, em Arapiraca, celebram, nesta quarta-feira (14), o Dia Nacional da Consciência Negra com uma série de atividades.
Para tanto, os moradores da comunidade estão organizando a terceira edição do seminário “Construindo a identidade afrodescendente”.
De acordo com o professor Israel da Silva, um dos organizadores do evento, a programação tem início às 14 horas, com a realização de palestras, tendo a participação dos secretários municipais de Educação, Mário César Fontes, e de Cultura, Ronaldo Oliveira.
O seminário também contará com a participação da representante da Secretaria Estadual de Cultura, Elis Lopes, e dos representantes das comunidades quilombolas das vilas Carrasco, em Arapiraca, e Cajá dos Negros, em Batalha.
As atividades prosseguem até as 19h30, com exposições temáticas e apresentações artísticas e culturais, a exemplo de danças afro, contadores de histórias, canto das destaledeiras de fumo, rezadeiras, meizinheiras, bem como mostra do artesanato, culinária e medicina popular da comunidade remanescente de quilombo.
No encerramento do seminário está programada apresentação de capoeira e maculelê, além do desfile e eleição das “Perólas Negras”, com a escolha da mais bela afrodescendente da comunidade e show musical com o grupo Timbatq Afro.