Ações educativas no comércio de Arapiraca
O Serviço de Fiscalização da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON/Arapiraca, em conjunto com a Diretoria de Fiscalização do órgão estadual, realizou no comércio local uma operação de caráter educativo. Durante a a iniciativa, foram detectadas algumas irregularidades- a exemplo da da falta de etiquetas nos produtos expostos em vitrines ( contráriando a Lei 10.962/04).
Além disso, os técnicos também constataram a diferenciação de preços para venda à vista ou com cartão de crédito o que também configura uma ilegalidade, visto que as compras através de cartão de crédito, segundo o Código de Defesa do Consumidor, tem que ser a mesma em relação ao pagamento realizado em dinheiro.
As irregularidades encontradas, segundo o Diretor de Fiscalização do PROCON Estadual,João Lessa, foram constatadas formalmente e concedido um prazo para que os comerciantes façam a adequação às determinações legais. Do contrário, ainda segundo ele, após o prazo estabelecido, os estabelecimentos poderão serão autuados por infração administrativa. " Podendo posteriormente ser aplicada sanção pecuniária", acrescentou.