Educação qualifica 60 jovens na Escola de Fábrica
A Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria de Educação, está ofertando curso de qualificação profissional para 60 alunos da rede municipal de ensino.
O treinamento teve início no últmo mês de maio e faz parte das ações do programa Escola de Fábrica, do governo federal. De acordo com a coordenadora do projeto, em Arapiraca, Nilma Aline Barbosa, os jovens estão aprendendo técnicas nas áreas de horticultura, mecânica e auxiliar administrativo em radiodifusão.
As aulas do projeto Escola de Fábrica ocorrem em duas etapas, com repasses de conhecimentos teóricos e aulas pŕaticas na empresa de transporte Real Arapiraca, na Rádio A Voz do Povo, a Voz de Deus, e nas instalações do Projeto Amanhã, na comunidade de Batingas.
O curso é voltado para estudantes da rede pública municipal de 5ª a 8ª séries e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Além das três horas diárias de aulas específicas do curso em que está matriculado, o aluno recebe também aulas de reforço escolar durante duas horas por dia.
Nilma Aline explicou que os alunos estão realizando pequenos serviços para terceiros, melhorando, assim, a renda familiar.
Entre os benefícios concedidos aos formandos, está uma bolsa de 150 reais (paga pelo Governo federal). O transporte até o local das aulas é gratuito, assim como todo o material didático, o fardamento, e alimentação. Para ter acesso ao curso, que dá direito a certificado (válido em todo o Brasil) de 600 horas/aulas, o aluno precisa cumprir as seguintes exigências: ter idade compreendida entre 16 e 24 anos; está freqüentando regularmente a escola (educação básica, EJA) onde está matriculado; e pertencer a família com renda inferior ou igual a 1,5 salário mínimo. A formatura dos jovens está prevista para dezembro.