Arapiraca implanta moderno sistema de gestão de convênios
<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>
Arapiraca implanta moderno sistema de gestão de convênios
Primeiro município brasileiro a implantar o Sistema de Execução e Gestão de Convênios (Geconv), Arapiraca moderniza o trabalho e torna mais eficiente o monitoramento e execução dos processos com orgãos governamentais e instituições.
O sistema consiste na aplicação de um programa de computador, desenvolvido pelos consultores Fernando Alberto Freire e Kleber Alcantor, da FAF Consultorias de Brasília.
O projeto foi apresentado na manhã da última quinta-feira (9), no Centro Administrativo Municipal, e será executado pelo Núcleo Municipal de Tecnologia da Informação (GTInfo), com o acompanhamento da Secretaria Municipal de Planejamento.
De acordo com o consultor Fernando Alberto Freire, o sistema já está sendo executado pelo governo do Estado do Mato Grosso e Ministério da Ciência e Tecnologia. “O programa permite um amplo monitoramento acerca da execução de convênios, em tempo real, possibilitando ao gestor verificar a realização das metas físicas e financeiras dos processos”, explicou.
Fernando Alberto esclareceu que o sistema auxilia o gestor como executar os convênios de forma correta, dentro dos requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Além disso, o modelo está sendo adaptado à realidade do município e evita perdas de recursos durante os processos realizados, principalmente, com o governo federal”, acrescentou.
A secretária de Planejamento, Rosa Ângelo, disse que o novo sistema foi implantado no endereço eletrônico www.convenios.arapiraca.al.gov.br e, segundo ela, será de
grande importância para tornar ainda mais transparente a realização e acompanhamento dos convênios.
“Qualquer cidadão ou representante de órgãos não-governamentais poderá acompanhar todas as etapas da aplicação e execução dos convênios”, revelou a secretária, frisando que o Geconv permite ainda a geração automatizada da prestação de contas dos recursos transferidos.
“A população é a grande beneficiada com esse trabalho, com a possibilidade de acompanhar os recursos aplicados”, salientou Rosa Ângelo, destacando que o sistema foi desenvolvido em software livre e faz uso da internet.