Ministro garante mais recursos para escolas de tempo integral
Ministro garante mais recursos para escolas de tempo integral
O ministro da Educação, Fernando Haddad, elogiou o prefeito Luciano Barbosa (PMDB), pela adoção do projeto de escolas de tempo integral, em Arapiraca, e assegurou que o governo federal vai contemplar o município com o acréscimo de recursos financeiros para investimentos na qualidade do ensino ofertado a crianças e adolescentes.
No início da manhã desta quinta-feira, o ministro Fernando Haddad visitou as instalações da Escola Zélia Barbosa Rocha, no bairro Nova Esperança, e revelou ao prefeito que as unidades de ensino que fazem parte do projeto terão um acréscimo de 25% no repasse de recursos previstos no Fundo do Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
O projeto de escolas de tempo integral está sendo viabilizado com recursos da própria municipalidade e atende cerca de 1.800 crianças. O projeto-modelo foi lançado no mês passado, como parte de uma série de ações que têm como finalidade reforçar o repasse de conhecimentos, estimulando as potencialidades dos jovens, além de manter os alunos em tempo integral, com uma jornada das 7 às 18 horas nas escolas.
Além do estudo em sala de aula, o projeto inclui a adoção de jornadas ampliadas com reforço escolar e atividades complementares, a exemplo de aulas de balé, dança, música, aulas de Francês, teatro, informática, atividades esportivas e alimentação cinco vezes ao dia.
Para tanto, a prefeitura construiu duas modernas escolas: Claudecy Bispo, no Jardim Esperança, e Zélia Barbosa Rocha, no bairro Nova Esperança. Até o fim deste ano, deverão ser construídas mais três unidades de ensino, ampliando para cinco o número de escolas incluídas no projeto pedagógico, que é pioneiro em Alagoas.
“O projeto de escola de tempo integral é um exemplo a ser seguido, uma vez que auxilia na formação da cidadania e reforça o aprendizado dos jovens”, salientou o ministro, que estava acopanhado da secretária nacional de Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda, durante a solenidade de lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (26), no auditório da Associação Atlética Banco do Brasil. Na ocasião, o prefeito Luciano Barbosa assinou o termo de adesão, incluindo Arapiraca na lista dos 77 municípios alagoanos que estão firmando parceria com o Ministério da Educação para melhorar a qualidade do ensino.
O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) também participou da solenidade, que ainda contou com a presença de prefeitos e secretários de Educação de cerca de 50 municípios alagoanos, além do secretário executivo de Educação, Fábio Farias, e dos reitores da Uneal, Dacio Brito, e da Ufal, Ana Dayse Dórea.
Também prestigiaram o lançamento do plano, o presidente da Assembléia Legislativa Estadual (ALE), Antônio Albuquerque; o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito de Messias, Jarbas Omena, além do procurador-geral de Justiça de Alagoas, Coaracy Fonseca, deputado estadual Ricardo Nezinho, bem como vereadores, deputados, entre outras personalidades políticas e representantes dos diversos segmentos da sociedade alagoana.