21 de maio de 2007

Arapiraca terá centro de tecnologia de mandioca

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

Arapiraca terá centro de tecnologia da mandioca

 

A Prefeitura de Arapiraca está coordenando um grupo formado por especialistas do Consórcio Intermunicipal de Produção, Comercialização, Industrialização da Mandioca no Agreste (Consiagre) e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), para a criação de um centro de tecnologia voltado para dinamizar ainda mais o cultivo da raiz no município e região.

O empreendimento também conta com o apoio da Secretaria de Planejamento, por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) da Mandioca e Sebrae/AL.

Segundo revelou o secretário-executivo do Consiagre, Regis Jackson, o convênio vai permitir uma maior agilidade no desenvolvimento científico do cultivo da mandioca em toda a Região Agreste de Alagoas.

“O centro de tecnologia vai agregar mais valor à produção de mandioca no interior de Alagoas”, enfatizou o especialista, afirmando que o convênio também permitirá a troca de experiências e conhecimentos científicos avançados na área do cultivo da raiz, inclusive com a possibilidade de instalação de uma destilaria de etanol (álcool) utilizando a matéria-prima a partir da mandioca, a exemplo do que já está sendo feito em São Paulo.

O centro de tecnologia da mandioca terá a participação dos 13 municípios que formam o Consiagre. No início deste ano, os gestores municipais definiram um plano de ações para dinamizar a atuação da fábrica de fécula de mandioca, instalada no povoado Bálsamo, na zona rural do município de Arapiraca.

O encontro também contou com a presença do consultor técnico do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ronaldo Camboim, e da coordenadora do Arranjo Produtivo Local (APL) da mandioca, Maria Inês Padilha, além de integrantes do CIAT, Sebrae e de sindicatos e associação de produtores do Agreste, além do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), que é o presidente do Consiagre.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *