[ATUALIZADO EM 27 DE AGOSTO DE 2020]

A cidade de Arapiraca é a segunda maior de Alagoas e mais importante do interior do estado. Com população superior a 230 mil habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2018.

O nome Arapiraca vem de uma árvore da família das leguminosas Mimosáceas – Piptadênia (Piteodolobim). Uma espécie de angico branco, comum no Agreste e no Sertão. Foi embaixo da Arapiraca, localizada as margens do Riacho Seco, que Manoel André Correia dos Santos (Fundador da Cidade) descansou.

A sombra daquela árvore fez com que Manoel André tivesse a ideia de construir uma cabana. Depois de alguns tempos, com a vinda de outras famílias, a árvore Arapiraca ficou cercada por um povoado. O local começou a ganhar vida na primeira metade do século XIX.

Já em 1864, Manoel André construiu a capela de Santa Cruz e escolheu como padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho.

Como distrito, Arapiraca esteve subordinada, sucessivamente, a Penedo, Porto Real do Colégio, São Brás e Limoeiro. Foi elevado à categoria de município em 30 de outubro de 1924, constituindo-se de territórios desmembrados de Palmeira dos Índios, Porto Real, São Brás, Traipu e Limoeiro.

Aspectos geográficos e políticos

Limita ao norte com o município de Igaci, ao sul com o município de São Sebastião, a leste com os municípios de Coité do Noia e Limoeiro de Anadia, a oeste com os municípios de Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano e Feira Grande, a noroeste com o município de Craíbas e a sudeste com o município de Junqueiro.

Prefeito

[Em construção]

 

Distâncias entre Arapiraca e algumas cidades brasileiras:

683 km – Mossoró 224 km – Paulo Afonso 1.007 km – Fortaleza
2.695 km – Curitiba 364 km – Campina Grande 482 km – Salvador
1.804 km – Brasília 350 km – Recife 1.978 km – Rio de Janeiro
3.392 km – Porto Alegre 602 km – Natal 2340 km – São Paulo
1.706 km – Belo Horizonte 173 km – Aracaju 1.071 km – Teresina