geral01pq

Arapiraca é um município brasileiro do estado de Alagoas, Região Nordeste do país. Principal cidade do interior do estado, sua população de acordo com estimativas de 2014, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 229 329 habitantes. . Ficou conhecida, nos anos 70, como a “Capital do Fumo” por ser um dos maiores produtores de tabaco do país.

O nome Arapiraca vem de uma árvore da família das leguminosas Mimosáceas – Piptadênia (Piteodolobim). Uma espécie de angico branco, comum no Agreste e no Sertão. Foi embaixo da Arapiraca, localizada as margens do Riacho Seco, que Manoel André Correia dos Santos (Fundador da Cidade) descansou. A sombra daquela árvore fez com que Manoel André tivesse a ideia de construir uma cabana. Depois de alguns tempos, com a vinda de outras famílias, a árvore Arapiraca ficou cercada por um povoado. O local começou a ser povoado na primeira metade do século XIX. Já em 1864, Manoel André construiu a capela de Santa Cruz e escolheu como padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho (Padroeira até hoje). Segundo uma tradição popular, a palavra Arapiraca tem origens indígenas e significa: “ramo que arara visita”.

Como distrito, Arapiraca esteve subordinada, sucessivamente, a Penedo, Porto Real do Colégio, São Brás e Limoeiro. Foi elevado à categoria de município em 30 de outubro de 1924, constituindo-se de territórios desmembrados de Palmeira dos Índios, Porto Real, São Brás, Traipu e Limoeiro.

Aspectos geográficos e políticos

geral02pqLimita ao norte com o município de Igaci, ao sul com o município de São Sebastião, a leste com os municípios de Coité do Noia e Limoeiro de Anadia, a oeste com os municípios de Lagoa da Canoa e Girau do Ponciano e Feira Grande, a noroeste com o município de Craíbas e a sudeste com o município de Junqueiro.

Localizada no estado brasileiro de Alagoas, é uma das maiores cidades do interior do Nordeste. Distâncias entre Arapiraca e algumas cidades brasileiras:

683km – Mossoró
2.695km – Curitiba
1.804km – Brasília
3.392km – Porto Alegre
1.706km – Belo Horizonte
224km – Paulo Afonso
364km – Campina Grande
350km – Recife
602km – Natal
173km – Aracaju
1.007km – Fortaleza
482km – Salvador
1.978km – Rio de Janeiro
2340km – São Paulo
1.071km – Teresina

Arapiraca, a quarta cidade que mais gerou empregos no Brasil em 2015

Segundo reportagem publicada no site G1, de São Paulo, com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, Arapiraca foi a quarta cidade que mais gerou empregos no Brasil em 2015, com a abertura de 2.706 novos postos de trabalho.

Ainda de acordo com a reportagem, Arapiraca está na contramão da crise financeira brasileira.

Em todo o país, as demissões superaram as contratações em 1,54 milhão de vagas formais em 2015.

Antes, Arapiraca já era destaque em todo o país. O site UOL publicou reportagem no mês de outubro, mostrando que, 29 das 30 cidades que mais geram empregos no país estão no interior, e entre elas Arapiraca, que ficou na oitava colocação em todo o Brasil, com 2.829 novos postos de trabalho.