17 de dezembro de 2018

Prefeitura solicita à Codevasf recursos para projetos de apoio e inovação à Agricultura Familiar

Arquivo/ Ascomhortaliças3

Arquivo/Ascom

Visando contribuir com o desenvolvimento da agricultura familiar no município de Arapiraca, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural se reuniu, na última quinta-feira (13), com o superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), para solicitar recursos para projeto de apoio à agricultura familiar.

“O objetivo do pedido foi apresentar a proposta de três projetos elaborados para prospectar atividades econômicas para o desenvolvimento de comunidades rurais, principalmente na horticultura. Fizemos um levantamento de demandas e estudos para implantar ações por meio de projetos e precisamos da disponibilização dos recursos financeiros para viabilizá-los”, destaca a superintendente de Agricultura, Fabiana Fontes.

Além da superintendente de Agricultura, participaram da reunião o secretário municipal de Agricultura, Flávio Maurício, o engenheiro agrônomo – Gerente de Comercialização da SMDR, José Anderson Soares e o diretor de Programas e Projetos, Valdeci Araújo.

Após a reunião, ficou definido que a Codevasf vai avaliar as propostas e se empenhar para que esses projetos sejam viabilizados com apoio da equipe técnica, sendo necessário, no entanto, aguardar a disponibilização de recursos no orçamento de 2019.

4fc5135d-f48d-46f3-90f7-50e46cc5f890

Resumo dos projetos

Projeto 1Aquisição de kit’s de inovação tecnológica para produção sustentável de hortaliças.

Objetivo: incentivar e viabilizar a implantação de sistema de produção que possibilite a redução de custos, menos utilização de agrotóxico, bem como otimização do consumo de água pela irrigação.

Público beneficiário: agricultores familiares da região do cinturão verde de Arapiraca e outras da área de abrangência do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Projeto 2 – Unidade de processamento mínimo e comercialização de hortaliças.

Objetivo: viabilizar infraestrutura produtiva para processamento mínimo de hortaliças, visando o acesso a novos mercados para escoamento da produção com valor agregado.

Público beneficiário: agricultores familiares da região do cinturão verde de Arapiraca e outras da área de abrangência do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Projeto 3: Centro de transferência de tecnologia agropecuária de Arapiraca – CTA.

Objetivo: viabilizar a transferência de tecnologias que possam contribuir com o desenvolvimento da agricultura irrigada e de sequeiro com sustentabilidade, bem como melhoria do sistema de produção pecuário com eficiência, menor custo e maior rentabilidade para agricultura familiar, servindo também como centro de capacitação para esse público.

Público beneficiário: agricultores familiares da região do cinturão verde de Arapiraca e outras da área de abrangência do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater da Secretaria de Desenvolvimento Rural.