6 de julho de 2018

Julho Amarelo: Arapiraca adere à campanha de prevenção às hepatites virais

A prefeitura de Arapiraca aderiu a campanha nacional Julho Amarelo, que alerta para o combate às hepatites virais. Durante este mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) organizou um calendário de ações de conscientização e combate às doenças, nas unidades de saúde e espaços públicos da cidade, com testagem, orientação e distribuição de material informativo.

Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 3 milhões de brasileiros estão contaminados com algum dos cinco tipos de hepatites existentes (A, B, C, D e E), que provocam a inflamação do fígado, como cirrose e câncer. Segundo Daniela Vieira França, da Coordenação IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, muitas vezes são silenciosas e não apresentam sintomas.

“Trata-se de um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É fundamental que a prevenção se torne um hábito para evitar a evolução. Com a campanha, o município quer chamar a atenção para o tema e alertar para a necessidade da visita regular ao médico e a realização dos exames de rotina que detectam as hepatites virais”, destacou.

Programação

16/07 –  das 8h às 12h, na Praça Luís Pereira Lima, com realização de testagem rápida para hepatites B e C, orientações  preventivas e distribuição de preservativos.

17/07 – das 8h às 12h, no Centro Administrativo Municipal, com realização de testagem rápida para hepatites B e C,  orientações preventivas e distribuição de preservativos.

18/07 – das 5h às 7h, no Tiro de Guerra 07/015, com palestra sobre prevenção às hepatites virais e distribuição de preservativos.

18/07 –  a partir das 9h, no Centro  de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), realização de testagem rápida para hepatites B e C,  orientações preventivas e distribuição de preservativos.

23/07 – das 8h às 12h, na Praça Marques da Silva, orientações preventivas sobre as hepatites virais,  distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial e vacinação para hepatite B.

25/07 – das 8h às 12 h, na empresa Jomart, com testagem rápida  para HIV/sífilis/ hepatites virais e orientações com distribuição de preservativos.

Daniela Vieira França ressalta que, além da programação acima descrita, a campanha também está sendo trabalhada nas unidades de saúde, com salas de espera sobre o tema e distribuição de preservativos. “As ações serão desenvolvidas em parceria com as coordenações de Promoção à Saúde, Saúde do Homem, CTA e Ceproal”, afirmou.