27 de setembro de 2017

Dia Nacional do Surdo é comemorado com plateia lotada na UNEAL

Uneal2

O I Seminário sobre a Inclusão das Pessoas com Surdez, organizado pelo Centro de Formação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), foi realizado na tarde desta segunda-feira (25) em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, celebrado todo dia 26 de setembro desde 2008.

Surdos, familiares, profissionais da educação e comunidade em geral puderam participar do evento que contou com a participação de três palestrantes surdos:

Antônio, com o tema “As dificuldades das pessoas surdas na sociedade atual”;

Jorge, que abordou “A ética na comunidade surda”; e o professor Igor Rocha, que falou sobre “O surdo e as Libras”.

A Palestrante Profa Esp. Aparecida Célia: com o tema “Ser surdo: diferente ou deficiente?”

Inclusive, sobre essa diferença a diretora do Cas, que também é graduada em Letras e especializada em psicopedagogia, Nadja Barbosa, disse que “ser surdo não é ser incapaz.Tivemos mais de 500 pessoas inscritas no curso de Libras, a procura da comunidade para participar do seminário também foi muito grande e tudo isso reflete o crescimento do Cas”, disse a coordenadora. “Estamos em festa e aqui, neste seminário, vamos aprender com vocês”, finalizou Nadja se direcionando à comunidade surda.

A Vice-prefeita Fabiana Pessoa, relembrou o início da gestão, quando soube do Cas e pediu a devida atenção e visibilidade. “Por onde passar a gente deve deixar uma mensagem positiva, de esperança e transformação, e o público de hoje, é a confirmação que estamos no caminho certo e que ainda há muito por fazer. Estou encantada com a garra dos surdos e continuaremos trabalhando para melhorar o acesso aos serviços, disse ela.

A Secretária Municipal de Educação e Esporte, Mônica Pessoa, parabenizou o evento por comemorar o Dia da Surdez com o Seminário e que a Educação deve ser também inclusiva, que uma Educação de qualidade além de ter outros pré-requisitos tem a inclusão. E que o CAS faz esse papel de incluir os alunos e ajudar aos pais na comunicação com os filhos.

Sobre o CAS:

O Centro entrou em vigor em dezembro de 2014 com o objetivo de apoiar à inclusão escolar e social das pessoas com surdez, ofertando serviços de formação para os profissionais da educação que atuam ou atuarão na educação das pessoas com surdez e a comunidade surda.

Segue abaixo as atribuições do CAS:

Curso de formação e capacitação para instrutores, tradutores e intérpretes de Libras;

Curso de Língua Brasileira de Sinais;

Curso de habilidade e gestão para pessoas surdas que almejam entrar no mercado de trabalho;

Formação continuada para os profesores da rede regular de ensino sobre a inclusão de pessoa com surdez;

Oficinas de aquisição da língua portuguesa para surdos como segunda língua;

Formação continuada sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) destino às pe surdas;

Informática para o uso das tecnologias da informação e comunicação.