Pré-natal do parceiro é tema de encontro na UBS Canafístula
O projeto tem o objetivo de estimular os pais no acompanhamento do pré-natal como porta de entrada no serviço de saúde
Há pouco mais de um ano, o jovem casal Grazielle Oliveira e Paulo Henrique da Silva, ambos com 17 anos, receberam a notícia de que estavam grávidos. A novidade os pegou de surpresa e provocou uma transformação em suas rotinas de vida, onde idas à Unidade Básica de Saúde (UBS) passaram a fazer parte da programação dos estudantes. E foi lá que eles conheceram o projeto “Pré-Natal do Parceiro”, que estimula a participação do homem no pré-natal da mulher.
Na noite desta quinta-feira (24), já com a filha de cinco meses nos braços, Paulo Henrique compartilhou com um grupo de casais, participantes de encontro promovido por equipe da UBS da Canafístula, a experiência vivida com o projeto e a transformação no jeito de pensar sobre a responsabilidade paterna. “Receber a notícia de que seria pai foi uma surpresa. E fazer parte do projeto, uma experiência especial. Por isso, aceitei o convite de compartilhar o que aprendi com os futuros pais”, declarou.
“O homem começa a ser pai no momento da gravidez”, a afirmação abriu a roda de conversa, conduzida por Evandro Melo, enfermeiro da UBS Canafístula. Ele explica que o encontro faz parte da agenda do Pré-natal do parceiro, que tem o objetivo de sensibilizar os pais na participação do pré-natal. Na programação: apresentação dos casais; vídeo sobre paternidade ativa; momento de compartilhar experiências; encenação “ O filho escuta na barriga?”; e oficina com práticas de cuidados com o recém-nascido.
Pré-Natal do Parceiro
O projeto, de autoria da enfermeira e coordenadora Municipal da saúde da Criança, Lousanny Caires, foi apresentado e premiado, no mês de julho, na 14ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, na programação do XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília. O trabalho recebeu menção honrosa na categoria Planejamento Reprodutivo/Planejamento Familiar, conferido pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Organização Pan Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
Aurélia Fernandes, secretária Municipal da Saúde explica que o objetivo do projeto é estimular os pais no acompanhamento do pré-natal, como porta de entrada no serviço de saúde. Além de promover um maior envolvimento do homem na gravidez, atende uma necessidade de intensificar estratégias, a fim de ampliar o acesso e o acolhimento dos homens aos serviços e programas de saúde.