10 de julho de 2017

Centro Especializado de Odontologia completa oito anos garantindo sorrisos

O Centro de Especialização de Odontologia (CEO) de Arapiraca comemora oito anos nesta segunda-feira (10). E de fato, há o que celebrar. O espaço atende sete especializações, com 14 dentistas divididos em dois turnos e distribuídos nos cinco consultórios do Centro. Por mês, passam pelo espaço, cerca de 400 pacientes, que são atendidos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-07-10 at 10.53.20

São pacientes do local, os especiais – aqueles que possuem alguma deficiência mental ou física, seja ela permanente ou momentânea e precisa de um atendimento especifico – e os que precisam dos seguintes servições: estomatologia, periodontia, endodontia, ortodontia, bucomaxilo facial e radiologia.

A dentista e coordenadora do Centro, Hellyclecia Albuquerque, explicou que a atenção básica só realiza alguns serviços, como restaurações, limpeza, extração simples e raspagens de tártaros. Qualquer outra demanda é identificada pelo dentista da Unidade de Saúde, sendo o órgão o responsável em agendar a consulta no CEO.

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-07-10 at 10.53.17

O que fala o paciente

“Atendimento nota mil”, afirmou a Cléria Kelly, 34 anos. Ela tinha acabado de sair de uma consulta quando a reportagem cruzou com a paciente no corredor. Mas não era a sua primeira vez, no espaço, visto que ela é paciente do CEO há quatro anos. Cléria disse que o serviço – apesar de ser pelo SUS, o que gera um certo preconceito pela má fama – o atendimento é melhor do que em muitas clínicas particulares.

Pacientes especiais

A dentista Betatuska Frazão está no Centro desde que abriu e ela contou que atender um paciente especial não é atender uma pessoa só, mas toda a família. Pacientes com síndrome de down, paralisia cerebral, autismo, entre outros, já sentaram na cadeira da profissional que percebe, na primeira consulta deles, um alívio em ter acesso a esse tipo de serviço que não é visto em todas as cidades.

Luiz Henrique Ramos Barbosa, 20 anos, tem paralisia cerebral e a mãe dele, dona Solange, disse que já procurou quem atenda o seu filho com amor e no tempo dele, mas é difícil. Ela elogiou a dentista do Centro e afirmou que quando o trabalho é feito com amor, o resultado é 100%.

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-07-10 at 10.53.21

Segue abaixo uma descrição dos serviços ofertados pelo Centro, vale ressaltar que apesar da explicação, é o dentista do posto que vai indicar o procedimento que deve ser feito no paciente.

Confira:

Estomatologia

Diagnóstico de lesões na língua. Sabe aquele “algo” que não cicatriza? Como uma afta? Pois então, os dias daquele caroço ou bolinha (que corta) na língua estão chegando ao fim.

Periodontia

Tecidos de suporte do dente: gengiva e osso. A exemplo das raspagens, cirurgia de carne crescida e até a frenectomia, corta o freio de quem tem a língua presa.

Endodontia

Nada mais é que o canal.

Ortodontia

Aparelhos. A coordenadora Hellycleia aproveitou para informar que no momento, o Centro não está colocando, pois estão concluindo casos antigos para iniciar novos.

Bucomaxilo facial

São as grandes cirurgias, como: extração de dentes inclusos, impactados, quando esbarra um dente em outro e fraturado.

Radiologia

Raio-x, mas apenas os periapicais, aquele que analisa de um a dois dentes.

E o melhor: todos esses serviços são custo zero.

Lucas Ferreira WhatsApp Image 2017-07-10 at 10.53.21

Autor: Laís Pita