2 de junho de 2017

Rogério assina ordem de serviço e dá início às obras da UPA de Arapiraca

O prefeito Rogério Teófilo assinou, na manhã desta sexta-feira (2), a ordem de serviço que regulariza o início das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de porte II, que funcionará 24h por dia na Rua João Alexandre dos Santos, no bairro Baixa Grande.

Lucas FerreiraDSC_1720

A solenidade contou com a presença da vice Fabiana Pessoa, do senador Benedito de Lira, dos deputados federais e estaduais, Arthur Lira, Pedro Vilela, Severino Pessoa, Rodrigo Cunha e Tarcizo Freire, dos representantes da Câmara de Vereadores de Arapiraca, do secretariado municipal e da Plataforma Engenharia.

Com a capacidade de atendimento diário de 250 pacientes, a unidade terá pelo menos 11 leitos de observação e chega para ser mais uma ferramenta a serviço da população arapiraquense, dispondo de serviços e profissionais especializados para uma abrangência de 100 a 200 mil habitantes.

Dentro das competências da que são dispostas pela UPA elencam-se: urgência, realização de exames laboratoriais, eletrocardiográficos e radiológicos; distribuição de medicamentos para que o paciente realize o tratamento domiciliar; apoio ao atendimento de unidades móveis do Corpo de Bombeiros ou apoio médico a Unidades Básicas Saúde (UBS) e a realização do transporte de enfermos que lá tenham recebido seu primeiro atendimento.

Um dos grandes responsáveis por essa assinatura de ordem de serviço e por angariar fundos para a edificação, o senador Benedito de Lira rasgou elogios aos serviços que aqui serão prestados futuramente, atribuindo ainda ao gestor municipal, a sua vice e ao público presente o espírito de união em propósito do bem-estar da população.

Lucas FerreiraDSC_1895

“O interesse da sociedade está acima de quaisquer interesses políticos. Essa UPA chegou em um momento que buscamos propósitos maiores para o município de Arapiraca”, evidenciou o senador da república durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço.

Satisfeito em poder dar início a mais uma obra de tamanha significância para o município arapiraquense, o prefeito Rogério Teófilo apontou que a prioridade é fazer um governo transparente aliado a lealdade e a verdade.

Lucas FerreiraDSC_1952

“Esse é um momento de vanguarda que estamos presenciando em Arapiraca. Temos um município que segue avançando e crescendo em todos os âmbitos apesar da crise vivida. Vamos precisar muito da parceria com os vereadores, deputados e senadores, pois é com eles que continuaremos buscando recursos para seguir crescendo”, destacou Teófilo.

Entusiasmada, a secretária Municipal de Saúde (SMS), Aurélia Fernandes, acredita que esse é um momento em que a saúde pública de Arapiraca avança significativamente rumo ao progresso e desenvolvimento, considerando ainda a UPA como um dos gargalos do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Vivemos um momento histórico em Arapiraca, um momento em que damos o pontapé inicial nas obras da nossa UPA, a tão sonhada Unidade que é a porta de entrada para o SUS e as urgências do município”, disse a secretária. “Teremos leitos de observação e até internação para estabilização do quadro do paciente e depois o encaminharemos, se necessário, para hospitais de referência”, finalizou Aurélia Fernandes.

Autor: William Rocha