3 de março de 2017

Secretarias realizam ações integradas durante a Semana da Mulher em Arapiraca

mulher

Na próxima quarta-feira, dia 8 de março, será comemorado o Dia Internacional da Mulher. Em Arapiraca, a Prefeitura está programando uma série de ações, que deverão movimentar a cidade durante toda a semana, levando orientação e ações gratuitas ao público feminino dos mais diversos setores da sociedade.

Trabalhando de forma integrada, as secretarias municipais de Saúde; Assistência Social e Políticas Públicas para a Mulher; Cultura, Lazer e Juventude; e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) deverão promover atividades simultâneas em vários pontos da cidade, através de exposições, serviços de saúde e palestras que, entre outros temas, deverão abordar a violência praticada contra as mulheres e a desmistificação da Lei Maria da Penha para os homens.

O cronograma de atividades será iniciado na segunda-feira (6), a partir das 9 horas, com uma palestra sobre a Lei Maria da Penha. O evento será realizado pela secretaria de Assistência Social e Políticas Públicas para a Mulher e terá como palco a concha acústica da Praça Luiz Pereira Lima, no Centro da cidade. Após a palestra será realizado um animado show de forró. Já na terça (7), haverá atividades internas na sede do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV).

DIA D

A quarta-feira (8) será o ponto alto da programação. Nesse dia, a Secretaria Municipal de Saúde deverá realizar, a partir das 8 horas, uma série de atividades no Hall do Centro Administrativo, com apresentação musical e recepção às servidoras, com aferição de pressão arterial, calculo de IMC, avaliação nutricional e solicitação de mamografia. Paralelamente haverá atividades de prevenção e promoção da saúde em unidades de saúde da família do município.

No mesmo dia, a Secretaria de Assistência Social irá realizar blitze com aferição de pressão e teste de glicemia na Praça Marques da Silva, enquanto a Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude estará promovendo as exposições “Reciclando a Memória” e “A educação não tem cor”, ambas no hall da Casa da Cultura.

Já a SMTT realizará, entre os dias 6 e 8 de março, um ciclo de palestras sobre Violência Moral, direcionada aos agentes municipais de trânsito. As palestras serão ministradas na sede do órgão.

Na quinta-feira, dia 9, a Assistência estará promovendo palestra com a professora Luciana de Amorim Barros e com a psicóloga Maria do Carmo Nobre, a partir das 13h30 na Casa da Cultura. Paralelamente, haverá uma ação de saúde no call center, com todos os funcionários da empresa.

E, finalizando as ações, no dia 10 haverá palestra direcionada ao público masculino, a partir das 10h no Sesc.