8 de abril de 2016

Equipamentos sociais fortalecem rede de apoio às crianças em Arapiraca

A comitiva internacional formada pelos representantes do governo do Nepal e do Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) conheceram de perto, no período da tarde e início da noite desta sexta-feira (8), vários equipamentos sociais que fortalecem a rede para o desenvolvimento das crianças em Arapiraca.

espaconascer

As autoridades visitaram as instalações do Espaço Nascer, no bairro Alto do Cruzeiro, um equipamento social que foi inaugurado pela gestão da prefeita Célia Rocha, há cerca de dois anos, e que realiza atendimentos e serviços de assistência especializada para mães com gestação de alto risco e recém-nascidos.

creche

Os nepaleses e os representantes do Unicef também puderam acompanhar o trabalho realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na creche e na Escola de Tempo Integral Professora Cleonice Barbosa, no Conjunto Brisa do Lago, bem como as atividades de estímulo à leitura e à escrita na biblioteca digital Arapiraquinha no bairro Primavera.

escolacleo

O Centro de Apoio às Escolas e Educação no Campo, localizado no bairro Batingas, fez parte do roteiro de visitas da comitiva internacional.

educampo

O vice-prefeito Yale Fernandes e a coordenadora do Centro de Apoio, professora Ednalva Pinheiro mostraram aos visitantes como é feito o trabalho com os jovens.

A professora Ednalva Pinheiro falou da história de evolução do uso de plantas medicinais e o envolvimento das crianças nas aulas complementares e na fabricação de repelentes, xampus, sabonetes e outros produtos para tratar de doenças de pele e outros problemas de saúde.

Os membros da comitiva ficaram encantados com a estrutura do Planetário Municipal e Casa da Ciência, que são referência no Brasil e já receberam a visita de mais de 35 mil alunos desde a sua inauguração.

planetar

Na ocasião, a prefeita Célia Rocha recebeu um presente das mãos da chefe da Área de Governança Local Sensível à Criança (Unicef​/Nepal), Anjali Sherchan Pradhan, como forma de agradecimento, mais uma vez, pela oportunidade de conhecerem como funciona a rede integrada de apoio à primeira infância e juventude em Arapiraca.

planetari

“A presença da prefeita e do vice é muito importante na gestão de toda essa rede”, frisou.

A prefeita Célia disse que o trabalho em parceria é o segredo para o sucesso, do resultado e das experiências exitosas no município.

“Agora, com a cooperação entre o Brasil e o Nepal, teremos mais avanços com a troca de conhecimentos para fortalecer esse trabalho para o desenvolvimento de nossas crianças que são a esperança e representam o futuro”, completou a prefeita.