Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente

Rosa Lira

Secretária

Casada com Jose Fábio Mauricio Lira, Rosa Maria Ângelo de Oliveira Lira é mãe de 4 meninas, nasceu em Tabira-PE e aos 5 anos de idade migrou para a Arapiraca.

É graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Ciências Sociais, com pós-graduação em Gerenciamento de Cidades pela Universidade de Pernambuco (UPE). Em 1998, por meio de concurso público efetivou-se servidora pública, tendo desenvolvido atividades nos setores da Indústria, Comércio e Turismo, Saúde e Assistência Social.

Em 2000, foi responsável pela implantação da Unidade Executora Municipal do Programa Habitar Brasil BID, que desenvolveu e implantou projetos e ações com recurso internacional. Acumula experiências na área de habitação e desenvolvimento urbano, através da implantação de ações de desenvolvimento institucional e de projetos urbanísticos integrados de habitação de interesse social.

Em 2002, foi convidada para reestruturar a Secretaria de Planejamento nos moldes previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal. Em 2005 assumiu a pasta da Secretaria de Indústria Comércio e Serviços e em 2006/2010 novamente assume a pasta do Planejamento e a coordenação técnica do Programa Nacional de Apoio a Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros – PNAFM.  Neste período auxilia na implantação de ferramentas fundamentais para a gestão que são o Cadastro Técnico Multifinalitário e o levantamento aerofotogramétrico de Arapiraca que promove a implantação do sistema de Informação Geográfica – Geoprocessamento.

Também neste período acontece a implantação do Sistema de Gerenciamento de Execução e Gestão de todos os convênios e o Monitoramento e Avaliação dos Programas e Políticas públicas de forma integrada, constantes no Plano de Governo e traduzidas no PPA.

Em 2013/2014 atua na secretaria de Economia e Finanças com a implantação da Planta de Valores Genéricos de Arapiraca. E de 2018-2020 atua na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente como Assessoria Técnica em Planejamento Urbano, com foco na revisão do Plano Diretor de Arapiraca.

Notícias da

Durante esta quarta-feira (27), a Superintendência de Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio

Durante as celebrações do Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da

Arapiraca pulsa o desenvolvimento e tem garantido aos cidadãos melhorias na qualidade de vida, bem-estar

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente,