1.FESTA DA PADROEIRA NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO

86515-corrida_padroeira2_jpg

 DATA: DE 21 DE JANEIRO A 03 DE FEVEREIRO.

LOCAL: CONCATEDRAL NOSSA SEN. DO BOM CONSELHO / LARGO DOM FERNANDO GOMES / PARQUE CECI CUNHA.

CLASSIFICAÇÃO: RELIGIOSO

REALIZAÇÃO: PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO E SECRETARIA DE CULTURA, LAZER E JUVENTUDE

 SINOPSE DO EVENTO: O maior evento religioso e cultural do interior de Alagoas converge naturalmente grande parte da população arapiraquense para o centro da cidade. O ápice do evento é a chegada da imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, trazida pelos Cavaleiros da Ordem de Nossa Senhora, pertencentes à Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca – ACESA, que saem de Bom Conselho – PE, em cavalgada, conduzindo a imagem da padroeira, fazendo o percurso histórico que nosso fundador Manoel André fez em 1948, percorrendo os distritos rurais entre Bom Conselho – PE e Arapiraca – AL. Ao chegar a Arapiraca, a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho percorre as principais ruas da cidade, culminando com a missa campal, na Concatedral arapiraquense, a qual sempre reúne milhares de fiéis.

PROGRAMAÇÃO:

21 – DOMINGO – 16:00 – Carreata pelas ruas da cidade com a imagem de N. Sra. do Bom Conselho e bênção dos motoristas.

24 – QUARTA-FEIRA – Após a celebraçãoShow Religioso com Padre Joãozinho, SCJ.

28 – DOMINGO – 8:00 –1ª Corrida da Padroeira/ 16:00 – Tradicional Leilão de Gado.

02 – SEXTA-FEIRA16:00 – Chegada da Cavalgada/ 17:00 – Procissão

03 – SÁBADO20:00 – II Noite Oracional Hosana Arapiraca /Local – Ginásio João Paulo II.

 

2. FOLIA DE RUA – PRÉVIA CARNAVALESCA

IMG_9867-480x340

DATA: 27 e 28 de Janeiro DATA MÓVEL (DOIS FINAIS DE SEMANA ANTES DO CARNAVAL);

LOCAL: BOSQUE DAS ARAPIRACAS;

CLASSIFICAÇÃO: CULTURAL;

REALIZAÇÃO: SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO E BLOCOS;

SINOPSE DO EVENTO: A ONG Candeeiro Aceso realizou a primeira edição do Folia de Rua no ano de 2003; em 2006, o Folia de Rua passou a integrar oficialmente o Calendário de Eventos do município, contanto com o apoio da municipalidade através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude. O evento se engrandece e ganha mais blocos e foliões a cada ano.

O evento tem um imenso caráter familiar e participativo, onde todos interagem com a grande diversidade rítmica e visual oferecida por esse grande carnaval nas ruas de Arapiraca.

Esse ano será 14ª edição do Folia de Rua, tradicional prévia carnavalesca de Arapiraca, com o tema “Arapiraca: resgatando tradições”, os blocos Zum Zum, A Pinta, Bandinha do Dedé e Tengo Tengo saíram à frente do desfile, junto com o Pinto da Madrugada, puxando os foliões dos outros 14 blocos. O prefeito Rogério Teófilo tomou a iniciativa de resgatar blocos antigos da capital do Agreste, que há muitos anos não desfilavam, e colocará na avenida, nesse sábado (27), o novo, o velho, a criança e o adolescente, tudo junto e misturado.