10 de fevereiro de 2020

Prefeitura de Arapiraca participa de Programa Especial para Formação de Servidores Públicos da Uneal

Abertura da Aula Inaugural do Proest (Foto: Samuel Alves)

Os mais de 70 inscritos do Município no Programa Especial para Formação de Servidores Públicos (Proesp) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) participaram, na última sexta-feira (7), da aula inaugural  para os cursos de graduação, no Ginásio Municipal João Paulo II, no Centro.

Nesta edição, Arapiraca está inserido no grupo de 32 municípios alagoanos a aderir ao  Proesp, que conta com a parceria da Uneal, executora do programa, Prefeituras Municipais e Câmaras de Vereadores, responsáveis pelo convênio que possibilita a formação acadêmica dos seus servidores públicos, a partir do Proesp.

Administração Pública, Ciências Biológicas; Ciências Contábeis, Direito e Pedagogia integram a lista de cursos, que são ofertados  ofertados nos campi da Uneal, em Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Maceió e no pólo educacional do programa, em Viçosa. As aulas serão ministradas às sextas-feiras e aos sábados para mais de 560 inscritos no Proesp. 

Leila Nobre, servidora pública da Prefeitura de Arapiraca,  ao lado do filho Vinícius Augusto

 

Para Leila Nobre, servidora pública da Prefeitura de Arapiraca, há 32 anos, o  convênio é uma oportunidade para realizar o sonho de cursar a graduação e se formar no curso de Direito. 

“Hoje é um dia muito feliz. Uma importante oportunidade de realizar um sonho e começar uma nova fase em minha vida, a partir da ampliação dos meus conhecimentos, através do curso de graduação. Por isso a minha gratidão ao Prefeito Rogério Teófilo por aderir a esse convênio que já é transformador na minha vida e de tantos servidores municipais”, destacou.

À cerimônia, a servidora  foi acompanhada por um de seus filho, orgulhoso com a conquista da mãe. “Hoje, simboliza o início da realização de um sonho da minha mãe. Esse é o momento de apoiar a quem tanto me ajuda e que eu amo. Eu comecei Direito antes dela, agora nós dois vamos fazer o mesmo curso e a gente vai ter uma interação em casa. Um orgulho, nem todos da nossa família tiveram essa oportunidade de cursar uma faculdade e ela está tendo agora”, declarou Vinícius Augusto.

Reitor da Uneal, Odilon Máximo, ressalta a importância da participação dos municípios para a continuação do Proest

O reitor da Uneal, Odilon Máximo, em seu discurso, ressaltou a alegria e satisfação em estar à frente da Uneal  e participar da abertura da aula inaugural do Proesp. Para ele, um importante programa que amplia as possibilidades dos servidores, através da formação acadêmica, e contribui para o serviço público alagoano. O reitor destacou a importante participação das prefeituras e citou o prefeito Rogério Teófilo, representado na cerimônia por Graça Lisboa, secretária de Articulação Política.

“Eu saúdo e agradeço a todos os prefeitos, em nome do prefeito Rogério Teófilo, que para quem não sabe, é nosso professor do curso de Direito da Uneal, um prazer em tê-lo em nosso quadro. Sem essa parceria com prefeitos e Câmara de Vereadores,  não tínhamos condições de manter esse programa. É o envolvimento, responsabilidade e engajamento de cada município, que compreendem a importância de formar os seus servidores, que possibilita esse programa ter vida”, afirmou o reitor.  

Secretária Graça Lisboa representa o prefeito em cerimônia da Uneal

Para a secretária Graça Lisboa, é um momento especial e representa a continuação e fortalecimento do programa de valorização dos servidores municipais, através da gestão do prefeito Rogério Teófilo.

“Trago o abraço do prefeito Rogério Teófilo, que não pode comparecer neste momento, mas e me pediu para representá-lo e que ressaltasse o seu reconhecimento e valorização a parceria com a  Uneal, em diversos momentos. E, agora, com a continuação do Programa Especial para Formação de Servidores Públicos”, destacou a secretária, que ainda fez uma retrospectiva da sua relação com a universidade. 

“Parabenizo a todos os discentes. O maior presente que vocês podem ter é o investimento em educação. Quanto à Uneal, a minha eterna gratidão, sou  fruto dessa instituição, formada na primeira turma de matemática. Para mim, um orgulho acompanhar o trabalho que a Uneal faz por Alagoas. E, ainda, através de parcerias como essa, contribuir para a formação de nossos servidores e o desenvolvimento da nossa cidade”, completou Graça Lisboa. 
(Fotos: Samuel Alves)

Autor: Ana Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *