1 de fevereiro de 2020

Prefeito participa da Missa e largada da Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho

A cada ano, a emoção de cavaleiros e amazonas que participam da tradicional Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho é renovada e fortalecida na fé à Santa, padroeira de Arapiraca.

Nesta sexta-feira (31), 200 integrantes da Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa), seguiram o ritual que é realizado há 18 anos, a cavalgada que repete o trajeto realizado por Manoel André, quando em 1864 trouxe da cidade de Bom Conselho, interior de Pernambuco, a imagem de Nossa Senhora até Arapiraca.

O cortejo começou na tarde desta sexta, após a Missa, seguida pela bênção dos participantes, na cidade de Bom Conselho. De lá, o grupo seguiu para Rainha Isabel-PE. Na sequência, passam nas cidades de Palmeira dos Índios-AL e Igaci-AL, conduzindo a réplica da imagem da Santa, até Arapiraca.

A chegada acontece no próximo domingo (2), dia da padroeira da cidade e da procissão, que todos os anos reúne uma multidão de devotos de Nossa Senhora do Bom Conselho.

O prefeito Rogério Teófilo, um dos apoiadores da Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho e da Cavalgada, participou da Celebração Eucarística e da cerimônia que abençoou cavaleiros e amazonas.

“A tradição da participação das festividades de Nossa Senhora do Bom Conselho simbolizam a fé e a religiosidade do povo arapiraquense. Eu parabenizo a todas as pessoas envolvidas com a realização da programação em homenagem à Santa ”, afirmou Rogério Teófilo.

Dom Valério Breda, bispo diocesano de Penedo e celebrante da Missa, em sua homilia, convidou os fiéis a pensar sobre perdão e fortalecimento da fé.

“Que esta caminhada, além do momento festivo para homenagear Nossa Senhora do Bom Conselho, seja um convite a pensar sobre o perdão de Deus. Que cada um alcance a felicidade da vida, que chega quando estamos em paz”, ressaltou.

Na ocasião, o prefeito reinteirou o seu compromisso com a Acesa e anunciou a doação de um terreno de 25 mil m², no bairro Massaranduba, com a aprovação da Câmara e Vereadores, para a construção da sede da associação.

O presidente da Acesa, Marcelo Leonardo, agradeceu o apoio do prefeito Rogério Teófilo à associação. “Agradecimento pelo apoio à Acesa, que se fortalece a cada ano, no cumprimento do nosso papel, que é sem fins lucrativos, na realização da cavalgada em homenagem à Nossa Senhora do Bom Conselho, que já está em suas 18ª edição”, destacou.

Dia da Padroeira

O grupo da cavalgada faz o percurso, realizando paradas estratégicas nos municípios e povoados, durante os três dias de viagem, até chegar no dia 02, quando a réplica da imagem da santa é entregue a autoridades religiosas, para o início da procissão, que começa às 16h, no Largo Dom Fernando Gomes, e percorre as principais ruas do centro da cidade.
Programação

01/02 – SÁBADO
15h – Passeio Ciclístico
18h30min – Novena e Ladainha de Nossa Senhora
19h30min – Celebração Eucarística.
– Celebrantes – Dr. Pe. Antônio Lopes Fonseca e Pe. Davi – Noiteiros – Paróquia de São José e Santa Izabel da Hungria, Comunidades São Luís Gonzaga, N. Sra. Aparecida, Santo Expedito, N. Sra. de Lourdes. Animação Litúrgica – Comunidade N. Sra. Aparecida. > Evento Cultural – Leilão de Mesa.
02/02 – DOMINGO
09h – Missa Solene da Padroeira de N. Sra. do Bom Conselho – Celebrantes – Dom Valério Breda – Bispo Diocesano, Dom Hildebrando Mendes Costa, Pe. Paulo e Pe. José Adeilton. >Animação Litúrgica – Coral Vozes do Altíssimo.
16h – Chegada da Cavalgada com a Imagem de N. Srª do B. Conselho, vinda da Cidade de Bom Conselho/PE.
17:00 – Procissão , Missa e Benção do Santíssimo. >Animação Litúrgica – Coro da Diocese de Penedo.

(Fotos: Genival Silva)

 

Autor: Ana Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *